Foi hoje lançada a plataforma de comércio eletrónico denominada Caminha Market que nasceu de uma parceria entre a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), que abrange centenas de empresas do concelho de Caminha, e a Câmara Municipal local.
Em nota de imprensa a AEVC e a Câmara explicam que esta” nova ferramenta de venda on-line, permite que os comerciantes do concelho possam colocar os seus produtos à venda, de forma totalmente gratuita, adaptando o comércio aos novos tempos, permitindo a compra num contexto de algum resguardo domiciliário que ainda existe neste período pandémico mas, sobretudo, alavancando o comércio do concelho para o novo tempo da digitalização e de crescimento das vendas pela internet”.
Para Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEVC, “esta parceria com o Município de Caminha beneficia da experiência acumulada e do conhecimento adquirido ao longo do tempo, fazendo desta plataforma aquela que está mais preparada para os novos desafios. Esta ferramenta não é o futuro, é o presente!
Daquilo que sabemos, o uso de plataformas digitais de comércio vai generalizar-se e aqueles que melhor souberem trabalhar com esta nova ferramenta vão engolir os que se recusarem a acompanhar esta evolução”, preconizou o dirigente empresarial.
Na sessão de apresentação esteve presente Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, que agradeceu às 17 lojas já aderentes o passo pioneiro que foi dado e enalteceu as virtudes do trabalho on-line.
O Caminha Market resulta de um investimento global de 35 mil euros feitos pelo Município e está disponível, de forma gratuita, para todos os comerciantes do concelho de Caminha que a ele queiram aderir.
Neste momento, a plataforma tem já 40 comércios pré-inscritos, sendo que 17 destes já aderiram à plataforma e lá têm os seus produtos. A maioria dos comércios aderentes distribuem-se pelas duas vilas (10 em Caminha e 6 em Vila Praia de Âncora) e um tem porta aberta em Moledo.
A AEVC e a Câmara de Caminha esperam “uma forte adesão” dos restantes comércios a partir deste lançamento e da colocação online da nova plataforma.