Ao contrário do que está a acontecer na maioria dos municípios do Alto Minho, que já deram a conhecer as suas agendas com a programação de Natal, em Caminha pouco ou nada se sabe do que vai acontecer nesta época. O alerta foi deixado pelo vereador da oposição Nuno Valadares na reunião de Câmara que teve lugar ontem, dia 20 de novembro nos Paços do Concelho.
Segundo aquele eleito da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP), estamos a pouco mais de um mês do Natal e a Câmara ainda não apresentou as suas propostas para espanto dos comerciantes que deveriam ter uma voz ativa na programação.
Também a vereadora da Coligação OCP, Liliana Silva, abordou este tema que considerou pertinente e importante para os comerciantes. A eleita lamentou que a única atividade programada com antecedência para esta época de Natal seja a Corrida de São Silvestre, uma atividade que na sua opinião em nada beneficia o comércio local não só pela data e horário em que se vai realizar, mas também pelo facto da sua realização obrigar ao corte de trânsito no centro histórico, o que prejudica muito o comércio local.
Segundo Liliana Silva trata-se de um assunto que preocupa a oposição, os comerciantes e a própria Associação Comercial com quem reuniu recentemente.
Em resposta às questões levantadas pela oposição sobre esta matéria, Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, disse apenas que muito em breve o cartaz completo da programação de Natal será apresentado.
Excertos da reunião de Câmara realizada ontem à tarde no edifício dos Paços do Concelho.