Foram divulgados na passada semana os dados referentes ao índice de transparência dos municípios. Caminha ocupa a posição 235 num total de 308 existentes no país, uma situação que preocupa Miguel Alves que garante que a Câmara tem feito um esforço para que Caminha esteja sempre entre os melhores.
Relativamente a este ranking Miguel Alves sublinha que tem a ver com os site da Câmara e não com a ação politica, mas reconhece que o site da Câmara é mau.
Mas se o site é assim tão mau como o próprio presidente da Câmara admite, o que faz falta para o alterar? Miguel Alves explica.
O novo site da Câmara já está a ser preparado há bastantes meses e Miguel Alves acredita que dentro de 3 meses possa estar concluído.
As pontuações do índice de transparência dos municípios resultam de uma avaliação da informação de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões com pontuações diferentes: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.