22 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 16 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCâmara aposta na valorização dos Caminhos de Santiago com a promoção de...

Câmara aposta na valorização dos Caminhos de Santiago com a promoção de várias iniciativas

A Câmara Municipal de Caminha está a apostar na divulgação e valorização dos Caminhos de Santiago com a promoção de várias iniciativas. Seminário Caminho de Santiago – ‘Caminho Português da Costa: oportunidades e desafios’ e Mostra de Cinema sobre os Caminhos de Santiago são as atividades que vão decorrer já no sábado, dia 12 de maio, em Caminha e Vila Praia de Âncora. Ambas as iniciativas se inserem no âmbito da candidatura de valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa – que o Município está a desenvolver. O Seminário terá lugar no Auditório da Biblioteca do Agrupamento de escolas Sidónio Pais, a partir das 9H30 e, a Mostra de Cinema no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, pelas 21H30.

O Seminário Caminho de Santiago – ‘Caminho Português da Costa: oportunidades e desafios’ tem como objetivos a discussão e partilha de experiências em torno no Caminho Português da Costa, debatendo papéis, expectativas, desafios e oportunidades do ponto de vista individual e coletivo. Este seminário dirige-se aos agentes culturais e turísticos; estudantes; professores e, ainda, a todas as pessoas com interessa na temática. Esta ação é composta por quatro painéis: Contextualização/Caracterização do Caminho; Boas Práticas/Benchmarking; Oportunidades e Desafios de Valorização/Inovação e Desafio da Proteção / Sustentabilidade. O seminário inicia-se às 9H30, e a sessão de abertura conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves.
O painel I ‘Contextualização/Caracterização do Caminho’ vai versar sobre a contextualização e enquadramento dos Caminhos de Santiago sob o ponto de vista histórico e, ainda a perspetiva e as diferentes motivações do peregrino e do turista/viajante.

O painel II ‘Boas Práticas / Benchmarking’ vai abordar o que está a ser feito em termos de dinamização e promoção no território; conhecer e perceber estratégias de valorização e promoção do Caminho de Santiago no seu todo e dar a conhecer exemplos de boas práticas ao nível da valorização turística de património cultural/religioso.

O painel III ‘Oportunidades e Desafios de Valorização / Inovação’ tem como objetivos; focar os desafios da articulação entre o património, nomeadamente religioso e o turismo; perceber como acrescentar valor e inovar nas ofertas e promover o regresso dos peregrinos ao território enquanto turistas e refletir sobre o desafio da proteção/sustentabilidade e minimização de impactos negativos.

O painel IV ‘Desafio da Proteção / Sustentabilidade’ visa refletir sobre o desafio da proteção/sustentabilidade e minimização de impactos negativos na implementação de projetos de valorização turística e cultural.

“Camino de Santiago”, de Jonas Frey em exibição no Cineteatro VPA

Mostra de Cinema sobre os Caminhos de Santiago é outra das atividades que o Municipais está a desenvolver no âmbito da valorização dos Caminhos de Santiago, durante o mês de maio. Este ciclo de cinema arrancou com a com a exibição do filme “O Caminho’, de Emilio Estevez. Sábado está em exibição no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, pelas 21H30, o documentário “Camino de Santiago”, de Jonas Frey.
Este documentário foca ‘Um caminho, milhares de destinos. Histórias de superação, mas também de desistências. Histórias de vidas que a certa altura se cruzam e se interligam. Uns procuram divertimento, outros aventura, mas todos querem uma nova experiência espiritual. Este documentário suíço revela que os caminhos de Santiago são muito mais que uma peregrinação’.
A mostra de cinema continua no dia 19, no Auditório António Pedro, em Moledo, com a exibição do filme “O Apóstolo”, de Fernando Cortizo. “A Caminho de Santiago”, de Roberto Santiago é o filme que encerra esta mostra, no dia 26 de maio, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares