O documentário Brasileiro “Becco do Cotovelo”, de Eduardo Cunha e Pedro Cela, é o grande vencedor da 16ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, arrebatando ambos os prémios PrimeirOlhar e PrimeirOlhar – Cinecubles.
O júri do Prémio PrimeirOlhar, constituído pelos investigadores Raquel Pacheco e Tiago Porteiro e pelo arquiteto Luís Ferro, foi sensibilizado pelo mosaico de imagens e de personagens que representam um tradicional beco no centro de Sobral, Ceará.
O mesmo filme também cativou o júri do Prémio PrimeirOlhar – Cineclubes, atribuído pela Federação Portuguesa de Cineclubes e Federación de Cineclubes de Galicia. O júri era constituído por Elsa Cerqueira, Raquel Moreira e Brais Moure Vila que destaca o filme pelas histórias humanas que adensam aquele o lugar do Nordeste Brasileiro.
O júri do Prémio PrimeirOlhar quis também destacar com uma menção honrosa o documentário “Para lá do Marão”, realizado por Pedro Fernandes, no âmbito do Mestrado em Realização Documental da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ DocNomads – Masters in Documentary Film Directing / Portugal.
O prémio PrimeirOlhar, que premeia anualmente o melhor filme documental realizado por alunos de escolas Portuguesas, da Galiza e dos Países de Língua Portuguesa, atribuiu aos primeiros classificados em cada uma das categorias um prémio em numerário no valor de 1.000 euros cada.
A competição PrimeirOlhar, que já vai na sua 12ª edição, é uma iniciativa da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, promovida no âmbito da programação dos Encontros de Cinema de Viana, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Becco do Cotovelo” é o grande vencedor nos XVI Encontros de Cinema de Viana
