Os 164 anos da Banda Musical Lanhelense vão ser celebrados este Verão ao som de música. Uma das bandas mais antigas do pais vai celebrar mais de século e meio de actividade com três concertos a realizar em Junho Julho e Agosto em Lanhelas, no concelho de Caminha, onde tem a sede.
O presidente da Banda Musical Lanhelense, José Ramalhosa, explica que estes concertos substituem, de alguma forma, os estágios de Verão que a banda realizava, mas que, por falta de apoio financeiro, deixou de o fazer.
Até 2008, os estágios da orquestra sinfónica de Lanhelas atraiam jovens de todo o país e da vizinha Espanha. Eram mais de uma centena que se reuniam durante o Verão em Lanhelas para estudar música e partilhar conhecimentos.
Todos os anos a direcção da Banda pede apoio à Junta e à Câmara de Caminha para a realização de um evento que ronda os 10 mil euros e proporciona momentos musicais únicos, levando o nome de Caminha além fronteiras, mas desde 2008 que todos os anos a resposta é a mesma: não há dinheiro. Nem com a mudança de executivo na Câmara Municipal mudou a resposta aos apelos da banda.