O líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Melgaço, José Albano Esteves Domingues, vai ser o candidato social-democrata à presidência da autarquia nas eleições de 2025, por escolha da distrital.
Em comunicado, o PSD do Alto Minho revela que Albano Domingues, de 53 anos, foi o escolhido para a corrida autárquica neste concelho do distrito de Viana do Castelo onde o PS é poder desde 1982 e vai ter de escolher um novo candidato, porque o atual presidente, Manoel Batista, cumpre o terceiro mandato.
A distrital social-democrata afirma que o objetivo da escolha “é obviamente ganhar esta câmara e as juntas de freguesia”, mostrando à população que tem “um candidato capaz, conhecedor do território, bem preparado e que sabe o que é importante para Melgaço, para melhorar a qualidade de vida de toda a população”.
O PSD do Alto Minho recorda que, nas eleições de 2021, “o PSD em Melgaço conseguiu um resultado positivo com a eleição de três vereadores, fez um bom trabalho e provou que poderia ir mais além neste concelho”.
Citado no comunicado, Albano Domingues explica que se apresenta como candidato “por não se rever no caminho, de contínua perda, que se tem vindo a registar no concelho, nomeadamente perda populacional, de poder de compra, ao nível comercial, de atratividade e investimento, de dinâmicas várias”.
Para o social-democrata, está em causa, até, a “confiança e crença no próprio concelho”.
“Não foi uma decisão fácil, pelo muito trabalho que sei que me espera, pelas pedras que sei que encontrarei no caminho. Mas aceitei este desafio pelas raízes e fortes ligações que tenho a Melgaço”, justificou.
O candidato considera que “abraçar a causa pública é aceitar trabalhar para servir os outros, para projetar um território, para o fazer crescer, desenvolver, engrandecer e catapultar”.
“Ao longo dos últimos 30 anos, venho sendo apontado como candidato à presidência da Câmara de Melgaço. Nunca aceitei sê-lo, porém, sem que antes tivesse dado provas do meu trabalho e sem que garantida estivesse a minha independência económica”, disse.
Ocupar um cargo de cariz político “não pode significar um mero emprego, uma forma de ganhar a vida, uma ocupação residual, ou um trampolim para atingir objetivos de ordem pessoal”, observou.
Melgaço “é a minha casa, a camisola que visto, o foco que escolhi para uma nova fase da minha vida”, assegurou.
“Tenho feito em Melgaço a minha vida, na advocacia, enquanto empresário (nos ramos da venda a retalho/supermercados, do turismo rural e do imobiliário), como membro de associações e instituições particulares de solidariedade social (caso da Santa Casa da Misericórdia), na vida política ativa (enquanto vereador e deputado municipal), e como mero cidadão”, descreveu.
O presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, considera que “estava na hora de José Albano liderar um projeto desta envergadura, como é a candidatura a uma Câmara Municipal”.
“José Albano é uma pessoa próxima, competente e temos a certeza de que ele a toda a equipa que tanto tem trabalhado pela defesa da população e do território vão conseguir atingir o resultado esperado”, disse o presidente da distrital.
Natural de Melgaço, o candidato “vive e trabalha neste concelho onde tem apostado em vários setores, começando pela sua área profissional, a advocacia, passando pela área empresarial e associativa”, descreve o PSD do Alto Minho.
Lusa