Autarcas do Alto Minho querem copiar franceses na “economia azul”

Data:

Os autarcas de três municípios do Alto Minho: Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira, estão a preparar terreno para estabelecer e estreitar laços de cooperação com a região da Bretanha, em França. Debaixo de olho dos autarcas portugueses está Brest, um município francês que é um caso de estudo pelo sucesso no aproveitamento que faz de todos os recursos marítimos.

Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira querem imitar o sucesso gaulês e aplicar o conceito no Alto Minho, como explicou à Rádio Caminha o autarca cerveirense, Fernando Nogueira.

Em Finisterra, onde estiveram há dias, os autarcas portugueses propuseram um protocolo que permita trocar experiências e projectos entre o Norte de Portugal e a zona da Bretanha, em França.

Os domínios da colaboração entre os municípios do Alto Minho e os municípios da Bretanha incide na denominada economia azul, nomeadamente o turismo náutico e marítimo, sendo a cidade de Brest considerada a capital europeia da náutica. Exemplo que os autarcas portugueses querem replicar no distrito de Viana do Castelo.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Penas efetivas para cinco dos nove arguidos que assaltavam ourivesarias no Alto Minho

O Tribunal de Viana do Castelo condenou hoje a...

Prestação de Informação Pública – Obrigação do Município

“A política sem risco, é uma chatice e, sem...

Missão internacional no rio Minho reforça cooperação entre a Europa e a América Latina no setor agroalimentar

O território do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT)...

Restaurante Piazza – De um sonho em França a um projeto consolidado em Vila Nova de Cerveira

Oiça este artigo em podcast: Fundado em 2014 em Vila...