A redução do desemprego registado em Outubro no concelho de Arcos de Valdevez foi de 40,46 %, comparando com outubro de 2016.
O município tem 540 inscritos no Centro de Emprego, menos 367 que os 907 que existiam em outubro de 2016.
Essa descida duplica a média da região Minho e representa a maior redução do desemprego.
Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, no Alto Minho, a redução de 2560 desempregados entre outubro de 2016 e outubro de 2017 traduz uma descida de 28,27 %.
Esta é uma boa notícia para o concelho que vê refletido nos números os esforços que o Municipio tem feito para promover o empreendedorismo, desenvolvimento e atração empresarial.
O investimento por parte do Município nos parques empresariais, nas iniciativas de dinamização do turismo e do comércio e na agricultura são o reflexo disso. Estas medidas são implementadas para tentar criar e atrair mais empresas, gerando mais emprego, promovendo o rendimento e o desenvolvimento, de forma a melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes.
O desenvolvimento empresarial no meio rural também tem sido objeto de atuação por parte do Município, no sentido de estimular o empreendedorismo e criação do autoemprego em meio rural
Por outro lado, o Turismo também tem contribuído muito para esta dinamização e diminuição do desemprego.
Com o fundo de financiamento local “ARCOSFINICIA”, o Município visa dinamizar a atividade económica local, promovendo o aparecimento de novas iniciativas empresariais e apoiando a expansão de atividades já em desenvolvimento.
Estas são boas notícias para território já que com estes investimentos as empresas apoiadas irão ampliar a sua área de produção, produzir novos produtos inovadores e, consequentemente, fica a garantia de que existirá mais emprego.
A Câmara Municipal tenta sempre apoiar as empresas existentes e os novos projetos de forma a gerar mais riqueza e emprego no concelho.