5.7 C
Caminha Municipality
Domingo, 23 Março, 2025
spot_img
InícioDistritoArcos de ValdevezArcos de Valdevez: Centro Histórico em grande destaque na revista Evasões

Arcos de Valdevez: Centro Histórico em grande destaque na revista Evasões

Depois de na edição de 17 de junho 2022 a Evasões ter dedicado dez páginas ao território, esta publicação volta a referenciar, na edição de 31 de março último, o concelho de Arcos de Valdevez, desta vez debruçando-se na área do PNPG e no Centro Histórico da Vila.

São 14 páginas repletas de sugestões para ficar a conhecer melhor Arcos de Valdevez. Boas referências para saber o que visitar, onde dormir e o que comer.

Um guia fantástico, que enaltece o que de melhor Arcos de Valdevez pode oferecer, nomeadamente visitas ao Parque Biológico e Baloiço do Mezio, à Porta do Sol e Lagoas da Travanca, aos miradouros do Coto Velho, de Tibo, Pedralta e Cunhas, assim como visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, à Branda de São Bento do Cando, ao Ancoradouro de Vilarinho de Souto, Ecovia e Mosteiro de Ermelo, assim como ao Centro Interpretativo e Etnográfico e Largo do Eiró em Soajo.

Para além destas sugestões não faltam referências a restaurantes locais, alojamentos e pontos estratégicos do Centro histórico, sugerindo passagens pelo Centro Interpretativo do Barroco, Pelourinho, Capela da Nº Sº da Conceição, Igreja da Lapa, Relógio de Água, Igreja e Cruzeiro da Misericórdia, Doçaria Central e a tasca típica do Delfim.

De notar que na edição de junho de 2022 já tinha sido referenciado Sistelo, a Cascata de Rio Cabrão, as Florestas Encantadas da Miranda e Rio Frio, os miradouros de S. Mamede – Senharei e de Sta. Cruz (Castelo), os Fortes do Extremo (Sec. XVII; Guerra da Restauração), os Passadiços das Lagoas do Vez – Ecovia do Vez, o Paço de Giela e as Lagoas da Travanca, a Porta do Sol e o Baloiço do Mezio, enaltecendo as “florestas encantadas, moinhos renascidos, património refrescado e sabores vincados, que se gravam na memória”. Onde, de igual modo foi referenciada alguma da oferta turística existente no concelho ao nível do Património cultural construído, das quintas de vinho verde, das casas de turismo, dos trilhos e ecovias, passadiços e produtos gastronómicos que nos caracterizam, assim como referenciados alojamentos locais.

Esta última viagem começa assim:

ARCOS DE VALDEVEZ
À NATUREZA OPULENTA JUNTAMOS UMA BOA DOSE DE PATRIMÓNIO CULTURAL E OUTRA DE UMA COZINHA APURADA E DOÇARIA COM MEMÓRIA. ASSIM SE FAZ O CARTÃO DE VISITA DO TERRITÓRIO. PARA DAR AS BOAS-VINDAS À PRIMAVERA, PROPOMOS UM ROTEIRO AO AR LIVRE, PARA PALMILHAR O PARQUE NACIONAL, AS ECOVIAS JUNTO AO RIO, E DESCOBRIR NOVAS JANELAS PARA OS QUADROS DO CONCELHO. MEZIO, GERES, PENEDA, SOAJO E ERMELO SÃO ESTRELAS QUE NOS ORIENTAM, O VERDE VIVO ENVOLVE-NOS, HÁ MIRADOUROS E CENTROS INTERPRETATIVOS RECENTES QUE AJUDAM A VER LONGE E A CONTAR UMA HISTÓRIA COM MUITAS HISTÓRIAS.”

Veja a revista na íntegra aqui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares