9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoArcos de ValdevezArcos de Valdevez: Câmara aprova orçamento para 2021 no valor de 32...

Arcos de Valdevez: Câmara aprova orçamento para 2021 no valor de 32 milhões de euros

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 de 32 milhões de euros, o maior de sempre.

Este Orçamento pretende consolidar a estratégia de desenvolvimento sustentável de Arcos de Valdevez, através da concretização de um conjunto de projetos e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, apoio às famílias e instituições e dinamização da economia local, procurando o equilíbrio entre a sustentabilidade social, económica e ambiental.

As Grandes Opções do Plano para 2021 assumem um investimento na ordem dos 21,5 milhões de euros, representando o maior investimento em funções sociais, com cerca de 12 milhões de euros e em funções económicas, com mais de 6,6 milhões de euros.

A relação de proximidade à população e de parceria com várias entidades concelhias será reforçada, com a previsão de transferências superiores a 4,6 milhões de euros de apoio à atividade das Juntas de Freguesia, das Instituições e Associações. Serão apoiados programas e as medidas de apoio ao nível da educação e ação social e da dinamização da economia e da atividade cultural, ambiental, desportiva e recreativa no concelho. Na melhoria da qualidade dos serviços prestados vamos continuar a realizar investimento na transição digital e interatividade com os cidadãos, com um investimento superior a 680 mil euros.

Este orçamento comtempla ainda um plano de prevenção e mitigação dos efeitos da COVID 19. Vamos reforçar o apoio às famílias, às pessoas desfavorecidas e aos trabalhadores com perda de rendimentos. Vamos continuar a cooperar com as entidades locais de saúde, segurança e ordem pública e a apoiar as instituições sociais. Vamos continuar a apoiar a retoma da economia com o lançamento de novos programas de apoio à modernização da atividade empresarial e de incentivo ao empreendedorismo e emprego.

No ano 2021 pretendemos concluir e lançar projetos de investimentos de relevo para o concelho e para os arcuenses.

Na educação vamos investir 1,7 milhões de euros na modernização das instalações em novas tecnologias e no reforço da ação social escolar.

No ambiente os investimentos serão superiores a 4,3 milhões de euros na ampliação e gestão eficiente das redes de abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos e energia.

Na mobilidade e reabilitação de espaços urbanos está previsto investir cerca de 4 milhões de euros na beneficiação da rede viária nas freguesias e no reforço da segurança rodoviária por todo o concelho. Continuaremos a realizar obras de reabilitação urbana no centro histórico e em outros espaços públicos em várias freguesias. Na rede de transportes públicos, estamos a comparticipar financeiramente a manutenção de 12 linhas de carreira pública. Ao nível da transição digital estamos a expandir a rede de fibra ótica pelo concelho.

Na habitação vamos avançar com a construção, reabilitação e aquisição de habitações e com a conclusão da obra de reabilitação para arrendamento jovem na rua do Lira, estando previsto um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

Na cultura, desporto, recreio e lazer vamos abrir as Oficinas de Criatividade Himalaya e iniciar a intervenção no Espaço Valdevez – Memória Arcuense. Com um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros iremos iniciar as obras da 3ª Fase da Zona Desportiva e continuar a apoiar o investimento na melhoria das instalações associativas.

No dinamismo da atividade turística e económica vamos investir mais de 2,6 milhões de euros. No Turismo vamos abrir o Parque Biológico da Porta do Mezio, o Centro de Biodiversidade e Turismo em Sistelo e o Centro Interpretativo da Geologia na Gavieira. Vamos construir o Centro Interpretativo e Etnográfico em Soajo. Será melhorada a rede de ecovias, passadiços e miradouros, os locais de visitação, entre a Miranda e o Extremo e iremos intervir no Monte do Castelo. Vamos criar mais um espaço de comercialização de produtos locais, as Esplanadas do Vez.

Na atração de investimento e criação de emprego, vamos continuar a investir na expansão dos parques empresariais, nomeadamente em Paçô e Padreiro. Serão reforçados os incentivos à criação de empresas e emprego. Vamos apoiar a criação do Centro de Interface Tecnológico do Alto Minho (CITAM) numa parceria com instituições universitárias e empresas, dando um salto qualitativo na investigação e inovação e formação de cariz superior.

O Município conta com o envolvimento ativo e participativo dos arcuenses residentes e emigrantes, das autarquias, das associações e instituições e das empresas.

Para o Presidente da Câmara Municipal “Este Orçamento é mais uma etapa da estratégia de desenvolvimento sustentável para Arcos de Valdevez. Estamos a construir um concelho com mais educação e solidariedade, mais saúde e segurança, mais verde e sustentável, mais próximo e conectado e com mais crescimento, inovação e atratividade”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares