A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou em reunião de câmara protocolos de colaboração, no valor de cerca de 900 mil euros, com 18 Juntas de Freguesias, Arcos Salvador, Vilafonche e Parada, Ázere, Cabana Maior, Couto, Eiras e Mei, Gavieira, Gondoriz, Jolda. S. Paio, Miranda, Paçô, Portela e Extremo, Prozelo, Rio Frio, Soajo, Souto e Tabaçô, Távora (Sta. Maria e S. Vicente), Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá e Sistelo.
Com estes protocolos de colaboração, a Câmara Municipal reforça e reafirma a sua parceria com as Juntas de Freguesias, no apoio à realização de obras de beneficiação da rede viária, de edifícios e espaços, na limpeza e conservação da rede viária vicinal e na recolha de resíduos.
O Orçamento de 2024 prevê um reforço da parceria com as Juntas de Freguesias, relativamente ao ano transato, com transferências previstas no valor de 2,4 milhões de euros, formalizadas por intermédio da celebração de protocolos e acordos de transferência de competências.
No âmbito da iniciativa Roteiro de Proximidade foram realizadas visitas a todas as Freguesias do concelho, onde foram visitadas as obras realizadas e em curso e articuladas as intervenções a realizar, quer pela Câmara Municipal, que pela Junta de Freguesia e os apoios a atribuir.
Para João Manuel Esteves “𝐚 𝐚𝐩𝐫𝐨𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐬 𝐉𝐮𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞𝐠𝐮𝐞𝐬𝐢𝐚𝐬, 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐦 𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐩𝐞𝐥 𝐝𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐚𝐮𝐭𝐚́𝐫𝐪𝐮𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐞𝐬𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐢𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐧𝐚 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐭𝐨𝐝𝐚𝐬 𝐚𝐬 𝐅𝐫𝐞𝐠𝐮𝐞𝐬𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐥𝐝𝐞𝐯𝐞𝐳.”