Arcos de Valdevez: Presidente da Câmara solicitou apoio à Ministra da Segurança Social para melhorar respostas sociais

Data:

 A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve em Arcos de Valdevez no âmbito da inauguração da requalificação e ampliação do Lar Residencial para pessoas com deficiência, da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.
Neste ato, o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, destacou a importância deste equipamento para o concelho, o qual contribui para “aumentar a disponibilidade de cuidados para as pessoas portadoras de deficiência no nosso concelho e região (…) melhorar a qualidade de vida das pessoas e das suas famílias ”, e felicitou a Santa Casa da Misericórdia pela “obra de alargamento do Lar para pessoas portadoras de deficiência, pois permite dar apoio a mais 15 utentes, passando a sua capacidade de 15 para 30”.
A Câmara Municipal apoiou esta obra com o valor global de 360 mil euros. “Estes são os investimentos que nos têm motivado e que nos fazem acreditar que as parcerias são importantes para fazer avançar a ação social”, disse.
João Esteves destacou ainda todo o trabalho que o Município tem feito no âmbito da Rede Social do concelho naquilo que toca ao apoio às pessoas desfavorecidas, à população sénior, na integração de imigrantes, na promoção da igualdade de género, na criação de emprego e rendimento, na melhoria das condições de habitação das pessoas mais desfavorecidas, do apoio aos Lares e creches, obras de melhoria de instalações, aquisição de mobiliário, equipamentos ou viaturas, entre outras.
Assim, solicitou à Ministra apoio para: reforçar as verbas dos Acordos de Transferências de Competências na área da Ação Social; apoiar as IPSS´s do concelho na melhoria e alargamento das suas instalações para prestar mais serviços sociais aos mais necessitados; reforço do PARES e do PRR; apoio para melhorar e ampliar a Casa de emergência para vitimas de violência doméstica e para criar uma nova resposta, acompanhamento e apartamento de pré-autonomização; em parceria com as autarquias, apoiar a fixação, regresso e a atração de pessoas para os territórios do interior.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...

Viana do Castelo abre concurso para manutenção do elevador de Santa Luzia

A Câmara de Viana do Castelo abriu hoje um...

 Prisão preventiva por furtos em estabelecimentos comerciais

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do...