1,2 milhões de euros é quanto o Governo português vai gastar este ano no combate à varroa. Trata-se de um dos parasitas que mais tem destruído as comunidades de abelhas de todo o mundo, uma praga que está também a afectar os apicultores e as produções de mel do Alto Minho, que este ano vão ter apoio no combate.
A APIMIL, Associação Apícola de Entre-Minho e Lima, está a acompanhar o problema, como revela o presidente, Alberto Dias.
Com mais de 10 anos de actividade, mais de uma centena de associados e a produção de várias toneladas de mel por ano, a APIMIL conseguiu transformar a região do Alto Minho numa zona controlada, com vantagens para os apicultores locais. Uma dessas mais-valias é a possibilidade de financiamento na compra do medicamento para o combate à praga da Varroa.
Para esclarecer sobre a praga da Varroa, as melhores técnicas de combate e a possibilidade de ter financiamento no medicamento para combater a praga, a APIMIL vai realizar de hoje a uma semana, no dia 14 de Março, pelas 6 horas da tarde, uma sessão de esclarecimento no auditório da biblioteca municipal de Caminha.