25.3 C
Caminha Municipality
Sábado, 12 Junho, 2021
spot_img
InícioDistritoCaminhaÂncora: Praia do Forte do Cão volta a ser considerada praia zero...

Âncora: Praia do Forte do Cão volta a ser considerada praia zero poluição

A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição. A distinção foi divulgada ontem pela associação ambientalista ZERO, e traduz uma classificação de excelência, por resultar de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica.
A própria associação reconhece que não é fácil atingir este grau de qualidade e explica que a classificação das praias é conseguida a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente: “a associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação excelente como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação”.

As praias distinguidas, onde se inclui a praia caminhense, representam 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.
Recorde-se que o concelho de Caminha mantém também, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.
Este ano haverá uma nova praia, Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, incluída oficialmente na listagem nacional de praias de banhos.

Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares