10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoAMFF continua sem novas instalações e sem autonomia pedagógica

AMFF continua sem novas instalações e sem autonomia pedagógica

Com 26 anos de trabalho, vários prémios, cerca de 300 alunos do ensino vocacional da música no concelho de Caminha, 800 no distrito e um universo que ultrapassa os 2 mil jovens quando falamos de actividades extra-curriculares, a Academia de Música Fernandes Fão continua sem conseguir crescer e ter autonomia pedagógica devido aos problemas da sede, que tem falta de espaço e de condições de trabalho em Vila Praia de Âncora.

Criada para promover o ensino da música no concelho de Caminha e baptizada com o nome de uma família de Vila Praia de Âncora que se notabilizou no mundo das artes, a academia alargou nos últimos anos o seu campo de acção a 5 municípios da região: Monção, Melgaço Vila Nova de Cerveira, Valença e Caminha e a todos os outros municípios do distrito no âmbito das actividades extra-curriculares.

A trabalhar em instalações exíguas há muitos anos, há mais de sete que a Academia de Música espera que a Câmara de Caminha avance com o projecto de reconversão da antiga escola de Vilarinho para aí instalar a sua sede. Um local com espaço suficiente para permitir à Academia ter autonomia pedagógica, o que não acontece actualmente, sendo os seus alunos certificados em Braga.

Consciente de que não há dinheiro para avançar com a reconversão daquele espaço, a directora da Academia propôs uma solução de recurso: a reconversão de algumas salas de um piso livre do centro cultural de Vila Praia de Âncora, onde actualmente tem a sede.

As Direcções da Academia e do Centro Cultural sentaram-se à mesa com os responsáveis da Câmara de Caminha para tentar chegar a um acordo, mas sabe-se agora, numa altura em que é aberto o novo pólo de Caminha, que as conversações não tiveram qualquer resultado e a Academia começa mais um ano lectivo com o mesmo problema.

Com um novo pólo em Caminha com melhores condições do que a própria sede, com um edifício à sua total disposição em Ponte de Lima totalmente recuperado e equipado, a directora da Fernandes Fão diz que a sede é mantida em Vila Praia de Âncora apenas por uma questão afectiva, porque é o local onde a Academia tem piores condições de trabalho.

A Academia de Música Fernandes Fão assinalou esta semana o início de um novo ano escolar e 26 anos de trabalho com a inauguração do novo pólo de Caminha que, neste primeiro ano, recebe 60 alunos, devendo o número crescer. As novas instalações em Caminha estão localizadas no antigo edifício da GNR e do arquivo, agora recuperado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares