14.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAM/Caminha: PS, CDU e BE chumbam recomendação de redução do IRS

AM/Caminha: PS, CDU e BE chumbam recomendação de redução do IRS

Na última Assembleia Municipal extraordinária de 24 de Novembro, a Coligação “O Concelho em Primeiro” apresentou uma proposta de recomendação à Câmara Municipal para no orçamento de 2023 reduzir a taxa de IRS para o valor de 2.5%, ou seja, em 50% face aos valores atuais.

Para a coligação OCP, a baixa deste imposto justifica-se com o aumento da inflação que está a absorver todo o orçamento familiar, sobretudo em bens de primeira necessidade como alimentação, despesas em água, luz, gás e combustíveis. Considera que a descida do IRS para o valor de 2,5% permitiria uma poupança às famílias caminhenses de cerca de 369 mil euros, contribuindo-se assim para um apoio à atividade económica no município e um alívio fiscal às famílias.

Aquela força partidária, para justificar o abaixamento do imposto, apoia-se ainda nas declarações que o atual presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, fez na anterior Assembleia Municipal extraordinária – convocada para discutir os pormenores do “duvidoso negócio do CET” – quando afirmou que o valor do adiantamento feito em rendas naquele contrato, 300 mil euros, “não era significativo no orçamento municipal.”

abilio cerqueira 1
Abílio Cerqueira, Bloco de Esquerda

Abílio Cerqueira do Bloco de Esquerda considera que a “descapitalização e desorçamentação” da Câmara ao prescindir da receita do IRS taxado atualmente em 5%, não beneficia o interesse coletivo do município. O BE considera ainda que a redução em 50% é “demasiado abrupta” para se fazer de uma só vez.

 

nande 1
Jorge Nande, OCP

Jorge Nande da coligação OCP, usou de uma parte do seu tempo para responder a Abílio Cerqueira do Bloco de Esquerda, perguntando se tem consciência do valor médio dos salários no concelho de Caminha.

 

Jorge Nande antecipou que o PS iria defender no plenário que a descida do IRS não é possível por causa da dívida do município. O deputado considera que esta dívida triplicou desde 2013 nos mandatos liderados pelo PS e que não corresponde a investimento em Caminha. Traduz apenas um aumento sistemático da “dívida má”, o que não justifica para aquela bancada o esforço da taxação dos impostos no máximo permitido por lei.

 

Jorge Nande deu vários exemplos do aumento desta despesa corrente sem melhorias para o município. Na perspectiva do deputado, a falta de uma política de investimento traduz-se no “abandono” de uma estratégia de desenvolvimento em várias áreas.

 

cristine 1
Cristine Pereira, PS

Cristine Pereira, do PS, considera a proposta apresentada pela Coligação ‘O Concelho em Primeiro’ “populista e de uma irresponsabilidade atroz”. A deputada defende que prefere “viver num concelho onde se pratique uma política realista e não uma política que vende ilusões.”

 

celestino ribeiro 1
Celestino Ribeiro, CDU

Celestino Ribeiro da CDU, fez um enquadramento histórico das opções fiscais do Partido Socialista e do Partido Social Democrata no município de Caminha, considerando que o passar do tempo veio demonstrar que há uma troca de papéis nas duas forças partidárias que governaram e governam a autarquia.

 

O deputado da CDU não concorda com a génese da proposta da OCP e tece várias críticas ao governo por não conseguir determinar a taxação adequada a cada município, colocando nas autarquias o peso da fixação do imposto em função de “pressões populistas e às vezes eleitoralistas”.

 

Jorge Nande não concorda com a visão da CDU, e pergunta ao deputado comunista se reconhece que segundo a Constituição Portuguesa, as autarquias locais são “pessoas colectivas territoriais com património e finanças própias.”

 

Em resposta, o deputado Celestino Ribeiro garante que este é mais um exemplo das falhas na transferência de competências para as autarquias que ao longo dos anos têm sido aprovadas pelos governos PS e PSD.

 

luis alexandre 1
Luís Alexandre Fernandes, OCP

 

Alexandre Fernandes, da OCP, acusa a “narrativa” socialista de fazer acreditar os munícipes que os impostos taxados no máximo são para amortizar a dívida do município. O deputado, munido de vários gráficos, explicou ao plenário que apesar do aumento da receita arrecadada em impostos desde 2018, a dívida não diminuiu. Justifica a baixa do IRS com uma poupança para os munícipes de 369 mil euros, valor que compara ao adiantamento de rendas do “negócio” do CET.

 

impostos  divida inf fina

 

O deputado dá vários exemplos que do seu ponto de vista têm contribuído para o aumento da despesa corrente do município em serviços que poderiam ser prestados pela estrutura da própria câmara. Assessorias de imprensa, o projeto do mercado municipal, contratos de produção de vídeo, contratos de design gráfico e a isenção de 48 mil euros à empresa que fez a instalação da eletrificação da linha do Minho.

 

miguel gonçalves 1
Miguel Gonçalves, PS

 

Miguel Gonçalves do Partido Socialista, questionou o deputado da OCP, Alexandre Fernandes, para saber em que se baseia o deputado para afirmar que o adiantamento das rendas do CET no valor de 369 mil euros não irá ser recuperado.

 

Alexandre Fernandes, em resposta a Miguel Gonçalves, atira que “este é um assunto que dói ao PS.”

 

carlos castro 1
Carlos Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora

Em nova resposta, Miguel Gonçalves questionou também Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, para saber o que levou o autarca a abster-se na votação do contrato CET aprovado em 2020. Carlos Castro garante que “foram todos enganados.”

 

rui lages 1
Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, considera que neste momento não é possível reduzir a receita fiscal do IRS, como recomenda a OCP, e que esta redução  impediria a Câmara Municipal de “prosseguir os seus objetivos”.

 

A proposta, com votação nominal requerida pela coligação OCP, foi reprovada com 23 votos contra e 12 a favor.

Excertos da última Assembleia Municipal extraordinária de Caminha.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares