9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloAlto Minho: Presidente da CIM participa no BIGDATA 4RIVERS

Alto Minho: Presidente da CIM participa no BIGDATA 4RIVERS

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou hoje presença digital na sessão de abertura das jornadas de trabalho BIGDATA 4RIVERS, que pretendem debater formas de melhorar a qualidade da água dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água.

O seminário digital de transferência de conhecimentos, que acontece de 11 a 14 de janeiro no âmbito do Interreg Europe, conta com a participação de diferentes entidades dos países parceiros do projeto com responsabilidades nas diferentes temáticas. O autarca vianense abriu as jornadas de trabalho do dia que tem como tema a Diretiva Quadro da Água enquanto principal instrumento da Política da União Europeia relativa à água, que estabelece um quadro de ação comunitária para a proteção das águas de superfície interiores, das águas de transição, das águas costeiras e das águas subterrâneas.

O BIGDATA 4RIVERS é um projeto condutor para gerar mecanismos de partilha de informação e conhecimento, permitindo incorporar os melhores processos de planeamento e apoiar a tomada de decisão em relação à gestão regional / local da água. O desenvolvimento deste projeto passa pela promoção de uma gestão inteligente da água, onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) assumem um papel preponderante.

O projeto envolve entidades europeias diversas, como o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland, da Suécia, o Cluster de competitividade em Água e Meio Ambiente (DREAM), de França, Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro, Espanha, Universidade de Tecnologia Kaunas, da Lituânia, União Nacional de Empresários, da Roménia, bem como Fundo de Desenvolvimento Regional da Região de Atenas, da Grécia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares