O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, participou na primeira reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil que teve lugar esta manhã na Biblioteca Municipal de Caminha.
Da ordem de trabalhos da reunião, constava a apresentação do estudo de riscos e vulnerabilidades do distrito bem como o dispositivo de resposta.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião, José Artur Neves referiu que a região se está a preparar para enfrentar os incêndios que seguramente vão surgir.
O Secretário de Estado da Proteção Civil diz que Portugal está agora mais limpo e a população do interior mais bem preparada para se poder defender dos fogos.
Quanto à rede SIRESP também há garantias de que está mais eficaz.
José Artur Neves garantiu também num maior reforço profissional com mais 500 operacionais que vão estar no terreno para ataque ampliado.
Miguel Alves, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, salientou a importância desta reunião com as particularidades do distrito. O recém nomeado presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil sublinhou a necessidade de um reforço de operacionais no terreno.
Os incêndios vão continuar a existir disso o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil não tem dúvidas e por isso o distrito tem que estar preparado para lhes fazer frente.
Embora a região esteja neste momento mais bem preparada do que no ano passado para enfrentar os incêndios, Miguel Alves alerta para o facto de que isso pode não ser suficiente.
Alto Minho a preparar-se para enfrentar mais uma época de incêndios.