Após os governos de Portugal e Espanha terem aprovado, em janeiro passado, a constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho para reforçar a cooperação transfronteiriça entre o Alto Minho e a Galiza, já se deu início ao processo de instalação dos órgãos.
Enquanto entidades associadas, a Deputación de Pontevedra e a CIM Alto Minho designaram dois membros cada para integrar o Conselho Coordenador. Com rotatividade bienal, foi nomeado como diretor Uxio Benítez Fernández, Deputado de Cooperação Transfronteiriça da Deputación de Pontevedra, e como vice-diretor Fernando Nogueira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. Para a função de vogais foram designados Montserrat Magallanes Alvarez, Deputada Provincial de Pontevedra, e João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.
Durante esta primeira reunião de trabalho, já foi aprovada, por unanimidade, a submissão de duas candidaturas à 2ª Convocatória do Programa Interreg V A: a primeira designada de ‘Visit Rio Minho Plus’, tem como o objetivo global prosseguir a capitalização da marca Rio Minho e qualificar e monitorizar uma rede de vias verdes transfronteiriças, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros até 31 de dezembro de 2021. Os parceiros são a Deputación de Pontevedra, os Municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Vigo e o Centro de Estudos Euroregionais Galiza-Norte de Portugal; a segunda candidatura – ‘Red_LaB_Minho’ – visa dar apoio às dinâmicas bilaterais de cooperação transfronteiriça do território AECT Rio Minho, cujo único beneficiário é o AECT Rio Minho, com um investimento global de cerca de 400 mil euros.
O próximo passo do AECT Rio Minho está agendado para a primeira semana de maio, com a instalação da Assembleia Geral e aprovação dos Documentos Previsionais para 2018 e regulamentos necessários ao funcionamento do AECT Rio Minho.
Os principais objetivos do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho – AECT Rio Minho passam por contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e da coesão institucional no território de intervenção, a promoção do património cultural e natural transfronteiriço, a valorização das potencialidades dos recursos endógenos da zona, e ainda a criação e consolidação da marca turística transfronteiriça Rio Minho, assim como de outras marcas no âmbito nacional e internacional.