17.5 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 22 Maio, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaA literacia digital e a sua importância na navegação web

A literacia digital e a sua importância na navegação web

A navegação na Web tornou-se parte integrante da nossa vida quotidiana. Hoje, praticamente todos os dispositivos têm acesso à internet. No entanto, nem todos sabem ou conseguem utilizar os benefícios do mundo online corretamente.

É neste ponto que entra a literacia digital. É importante ter conhecimentos de literacia digital para navegar com segurança, sem problemas na vasta quantidade de informação disponível online, assim como nas diversas plataformas existentes.

Com efeito, contextualizamos neste artigo este conceito, bem como alguns dos fatores associados para uma experiência web na perfeição.

Literacia digital: um conceito a crescer

A literacia digital refere-se ao conjunto de competências e conhecimentos necessários para navegar, utilizar e interagir eficazmente com as tecnologias digitais, tais como computadores, smartphones e a Internet.

Com a proliferação de dispositivos digitais e da Internet, a literacia digital tornou-se uma competência essencial para pessoas de todas as idades e origens.

As competências digitais podem ajudar a distinguir entre fontes de informação credíveis e não credíveis, proteger as suas informações pessoais de esquemas fraudulentos e usurpo de identidade, além evitar o cyberbullying e outros comportamentos prejudiciais.

Na era digital atual, ter competências de literacia digital é essencial para o sucesso pessoal, académico e profissional. Que o digam os habitantes de Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto e atenta a este novo mundo, a Câmara Municipal de Cerveira, em novembro de 2022, tornou-se Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL, com o objetivo de dotar os seus residentes com capacidades digitais.

Literacia digital e navegação web: mundos que combinam

Com efeito, conheça agora como a capacitação digital é fundamental nestas novas andanças digitais.

1.  Utilização de plataformas que pressupõem registo

Atualmente quem é que não está registado numa plataforma online, seja ela qual for? Sites de entretenimento, ferramentas de software financeiro, e-commerce, etc. No entanto, em que ponto é que os utilizadores as sabem utilizar plenamente?

Por exemplo, no caso do entretenimento online, é muito importante, quando envolve transações financeiras, entender o funcionamento da plataforma.

Falando especificamente no entretenimento online, um das áreas que exige maior conhecimento são os casinos online. No caso, diversas plataformas especializadas optam por dar aos utilizadores guias de utilização, regras das diferentes modalidades e acesso a informações de jogo responsável e métodos de pagamento seguros, exatamente para assegurar uma utilização transparente, segura e simples.

Numa outra vertente, em serviços de subscrição de ferramentas de software financeiro, as plataformas também permitem contas de demonstração, exatamente para explorar todas as funções da ferramenta e para possibilitar que um utilizador possa ver se uma plataforma tem tudo o que pretende antes de começar a investir.

Já nas compras online, é preciso entender diversos pontos para conseguir fazer uma transação segura.

Assim, é muito importante perceber o modo de funcionamento das plataformas onde estamos inscritos, exatamente para uma melhor experiência de utilizador.

2

2.  Identificação de informação fidedigna

Na era digital atual, qualquer pessoa pode criar e publicar informação online, independentemente de ser exata ou credível. As tão famosas “Fake News”.

As competências de literacia digital permitem aos indivíduos avaliar a informação de forma crítica e identificar fontes de informação fiáveis, ajudando-os a tomar decisões informadas e a evitar a desinformação.

De qualquer das formas, nada como avaliar as fontes e informação. Quando parecer estranho ou descontextualizado, saia da página/plataforma que visitou.

3.  Proteção da segurança e privacidade online

Com o aumento dos crimes online e das violações de dados, é crucial ter competências de literacia digital para proteger a segurança e a privacidade online.

Ao compreender como reconhecer e evitar esquemas de phishing e malware, criar passwords seguras, e gerir a atividade digital, os utilizadores podem proteger-se a si próprios e às suas informações pessoais enquanto navegam na web.

Mensagens, e-mails, notificações com prémios, tudo isso poderá ser uma forma phishing ou malware. Claro que, salvo exceções, poderão ser reais. Mas, familiarizar-se com este termos pode ser importante para notar este tipo de avisos online.

4.  Interação online

Com o crescimento das redes sociais, as competências de literacia digital são essenciais para uma interação com mais valor, envolver-se com os outros respeitosamente, e reconhecer o impacto das próprias ações. Isto porque, atrás de um teclado ou telemóvel é mais fácil dizer o que se pensa. Neste sentido, é fundamente agir e saber estar neste meio.

Nesse sentido, as competências de literacia digital também permitem aos utilizadores comunicar eficazmente, construir amizades, e partilhar conteúdos online.

Com efeito, à medida que a tecnologia continua a evoluir, a literacia digital tornar-se-á ainda mais crucial para o sucesso pessoal e profissional. Por conseguinte, é importante que os utilizadores desenvolvam continuamente as suas capacidades de literacia digital através da educação, formação e prática.

Desta forma, equipam-se de competência para navegar na Internet com confiança e aproveitar ao máximo os seus muitos benefícios, evitando, simultaneamente, potenciais problemas.

Em última análise, a literacia digital é uma competência chave para qualquer pessoa que queira prosperar na era digital.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares