9.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 28 Março, 2025
spot_img
InícioOpiniãoA Câmara de Caminha, Shell de 8, sem Timoneiro nem Voga!

A Câmara de Caminha, Shell de 8, sem Timoneiro nem Voga!

2


Será coincidência, ou
mala pata, mas já lá vão uns bons anos que o Sporting Clube Caminhense não ganha um Campeonato Nacional Sénior em Shell de 8, num dos maiores interregnos da sua história.

Vai ganhando umas provas, sobretudo nas camadas jovens, e promove a atividade desportiva de centenas de jovens em vários desportos nomeadamente a natação, mas até esta, desde Janeiro, está limitada pela avaria das máquinas nas piscinas de Âncora, que a Câmara teima em não reparar.

As razões económico-sociais para o Sporting Clube Caminhense não conseguir consolidar uma equipa sénior de Remo Olímpico refletem a falta de perspetivas profissionais no Concelho, a emigração para as grandes cidades ou o estrangeiro, o desenraizamento de todos aqueles que nascem e estudam em Caminha até aos 18 anos.

E a Câmara de Caminha, é a grande responsável por esta tragédia, não apenas para o nosso clube mas, sobretudo para todos os jovens do Concelho, porque, sem dizer como Passos Coelho “emigrem”, faz pior, não dá aos jovens de Caminha outra alternativa.

Deita dinheiro para cima dos problemas para sair no Facebook e agora que dele precisa, não há passe de mágica que resolva, fica sentada a pedinchar ajudas aos padrinhos no Governo.

E não dá outra alternativa aos jovens, porque Caminha tem na Câmara, nos últimos 7 anos, a pior tripulação de que há memória, desde 1974.

Não é um problema de pessoal porque nunca teve tantos funcionários, que chegarão este ano aos 350. Nunca teve tantas receitas, que ultrapassarão este ano os 19 milhões de Euros. Nunca houve em Portugal tantos fundos disponíveis para Investimentos públicos como agora com o PRR e o PT 2020 a acabar e, já o PT 2030 a começar. Então o que falta?

3

Em primeiro lugar falta um “Treinador”; na Autarquia de Caminha não há Seniores, Experientes, Conselheiros, que possam ajudar os jovens “turcos” a evitar erros de palmatória e a perceber que a espuma dos dias, passa com as marés vivas.

Mas, à falta de um Treinador experimentado nas maretas do minho e nas correntes do Coura, podia a Câmara ter um timoneiro com vista de Águia para escolher a rota, voz de Leão para cantar as Vogas e Mãos de fiador para equilibrar o leme, mas não tem.

Podia pelo menos a Câmara de Caminha, à falta de um treinador competente e de um timoneiro entusiasta, ter pelo menos dois Centros que mantivessem o equilíbrio da embarcação, entre a força do Voga e Soto-Voga e a técnica apurada do Proa e Soto-Proa.

Mas não, Caminha tem, a gerir os seus destinos, um conjunto de Imberbes, contra-proas e contra-vogas, mas com uma diferença crucial: os jovens que praticam remo no caminhense, estão a formar-se para a vida e a falta de sincronia numa remada ou a voga descompassada, apenas os atrasa uns segundos e lhes tira a vitória numa prova, o que é uma excelente lição para as provas seguintes e, sobretudo para a vida.

4

Já os Autarcas que dirigem o Município de Caminha, por outro lado, fazendo do Concelho a sua prova de Remo Indoor, com a sua inexperiência, incompetência, falta de visão e de mundo, com cada “chapão” da pá na água, afetam milhares de Caminhenses, degradam cada vez mais as finanças da autarquia e hipotecam o futuro do Concelho, de mãos nos bolsos, remos levantados e aproados a um qualquer beco sem saída.

Algum dia perceberão que uma Remada perfeita é como apanhar uma mosca?

Como poderão remar sincronizados num Shell de 8, sem nunca sequer terem manobrado um Outrigger ou equilibrado um Yole?

Carlos Novais de Araújo, sócio nº 74 do SCC
Leiria, 19 de Março, de 2023

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares