17.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 10 Outubro, 2024
spot_img
InícioOpiniãoA beira da estrada ou a Estrada da Beira?

A beira da estrada ou a Estrada da Beira?

“A verdadeira Ignorância não é a falta de conhecimentos,
é o facto de se Recusar a adquiri-los”

Karl Popper, filósofo austríaco, 1902-1994

Lendo a descrição da última reunião camarária, confesso já a minha ignorância, quanto à forma de encontrar as respetivas atas no site da câmara mas, chamou-me a atenção a forma como foi tratada pelo Dr. Rui Lages, a proposta da OCP quanto à realização de um projeto para Recenseamento, Motivação, Promoção e Atração da Diáspora Caminhense.

Disse o Dr. Rui Lages que, a proposta da oposição seria a: “duplicação do protocolo já existente com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas” e mais referiu que no Gabinete do Emigrante “Em 2021 houve 18 atendimentos e com cinco novos utentes, e em 2022 38 atendimentos, sendo que destes, oito apareceram pela primeira vez.” Um protocolo na gaveta e um gabinete vazio!

Sabemos bem como as maiorias absolutas tendem a tornar arrogantes os seus chefes. E mais quando esse poder absoluto foi herdado, nem sequer votado. E sabemos como a arrogância é o combustível perfeito da Ignorância. O Dr. Rui Lages, juntou nas suas declarações um protocolo com 5 anos que não produziu nenhum efeito, com um gabinete do emigrante que em 2 anos atendeu 1 emigrante a cada 15 dias!

Mas foi mais atrevido, o senhor Presidente da Câmara, ignorou a proposta da Oposição, que apoiei e ampliei, na edição em papel deste Jornal, de 28 de Dezembro. E que visa exatamente iniciativas proactivas ao contrário dos ditos, protoloco e gabinete, que são passivos, sentados à espera que alguém apareça, gaivota caída do céu, ou peixe a saltar do rio. E vemos os Investidores que Caminha tem atraído com tão excelentes ideias.

Só a ignorância, a arrogância ou a combinação atrevida de ambas, pode explicar que a proposta da OCP tenha sido rejeitada com tão fracos argumentos. Uma proposta que pode ser executado com os meios próprios da Câmara, sem acréscimos relevantes de custos. Uma proposta que contribui para dinamizar a atratividade de Caminha.

O senhor presidente Rui Lages, nem dos seus correligionários aprende? Para ele e todos aqueles que queiram avaliar com conhecimento, sugiro consultem estes links: https://pnaid.mne.gov.pt/pt/ , https://www.diasporaportuguesa.org/

Depois desta consulta, ainda pensarão que o Gabinete a atender emigrantes para tratar da carta de condução, tem alguma coisa a ver com a dinâmica da Diáspora Caminhense e a sua atração, como já fazem dezenas de concelhos pelo país fora?

Leiria, 9 de Janeiro de 2022

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares