O Município de Arcos de Valdevez está a preparar vários apoios aos agricultores e produtores arcuenses para dinamizar a economia local, promover a profissão e incentivar as novas gerações a trabalhar a terra.
O anúncio decorreu no âmbito da Expovez – Feira do Alto Minho, no stand dedicado ao Mundo Rural dinamizado pela Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e onde não faltaram os vinhos, os produtos locais, a valorização das raças Cachena, Minhota e Barrosã e a promoção de pintos de raças autóctones, como é o caso da raça Branca, Amarela, Pedrês Portuguesa e Preta Lusitânica.
No discurso, o Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, anunciou a implementação de um voucher no valor de 100€, que será entregue aos produtores, e que poderá ser gasto no comércio local, através da compra de bens agrícolas (ração, utensílios, entre outros).
Esta medida pretende incentivar a produção de animais certificados, já que os vouchers serão atribuídos a todos os produtores da raça Cachena DOP (Denominação de Origem Protegida).
Paralelamente, será reforçado para o dobro o apoio já existente relativo à sanidade, passando de uma comparticipação de 50% para 100%. Esta ajuda será, também, entregue em voucher, a gastar no comércio local, e irá continuar a abranger os produtores de ovinos, caprinos e bovinos.
Para além de aumentarem o apoio atribuído, estas medidas irão reforçar o consumo interno, financiando a economia do concelho.
Para o Executivo Municipal, é necessário criar condições para aumentar a capacidade económica dos nossos agricultores e produtores, mas também do nosso comércio e empresas.
De realçar que a Câmara Municipal continua empenhada em trabalhar para o bem-estar da população em geral, promovendo o território, apoiando os vários setores da comunidade e investindo na melhoria das respostas em diversas áreas de atuação.
Assim, está prevista a criação do Gabinete Florestal, do Gabinete Agrícola e do Gabinete da Proteção Civil que irão reforçar, em breve, a capacidade de intervenção e apoio entre o Município, as instituições e a população.



