12.7 C
Caminha Municipality

CIM Alto Minho quer certificar território como destino turístico sustentável

Data:

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a preparar uma candidatura para certificação do território como destino turístico sustentável.

Este reconhecimento europeu é concedido pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais aos espaços protegidos ou classificados que reúnam as condições necessárias para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património natural e cultural.

A candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho integra o território constituído pelos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Monção, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, o qual abrange um conjunto de oito áreas protegidas e classificadas, como a Paisagem Protegida Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, os Sítio da Rede Natura 2000 do Litoral Norte, dos Rios Lima e Minho, e da Serra de Arga.

A implementação da metodologia Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho pretende ser um processo participativo que reúna a colaboração da população local, empresários e entidades do território com interesse no setor do turismo.

O desafio passa por apresentar, em fevereiro de 2015, em parceria com os agentes económicos e institucionais locais, uma estratégia e respetivo plano de ação a cinco anos para o desenvolvimento turístico e valorização do território do Alto Minho.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...