7.6 C
Caminha Municipality

Vila Nova de Cerveira: URBACT incentiva ampliação da boa prática ‘Olympics4All’ a mais cidades europeias

Data:

Pela sua ação “impactante, participativa, integrada e relevante”, o projeto ‘Olympics4ALL’, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, pode vir a ser replicado em mais cidades europeias. Recentemente reconhecido como uma das 116 boas práticas URBACT a nível europeu, a sua essência e o impacto positivo já estão a ser amplamente divulgados nos canais de comunicação URBACT, tendo em vista a participação no Festival de Cidades URBACT 2025, agendado de 8 a 10 de abril, em Wroclaw, Polónia.

Durante os três dias do evento, e perante uma expetativa de 600 participantes, Vila Nova de Cerveira vai dar a conhecer mais detalhadamente a evolução e os resultados do ‘Olympics4All’ na saúde e bem-estar social da população sénior, apresentando-se como uma oportunidade para incentivar outras cidades europeias a implementar este projeto de envelhecimento ativo, construindo parcerias enquadradas numa Rede de Transferência URBACT impulsionada por uma Call for Transfer Networks de abril a junho.

Nos canais de comunicação URBACT, a transferência desta boa prática ‘Olympics4All’ para outras cidades assenta nos sérios desafios que o envelhecimento coloca aos sistemas de proteção social da Europa e ao desenvolvimento local e regional (Agenda Territorial 2030), e a necessidade premente de criar medidas para promover a inclusão, a saúde e o bem-estar dos idosos.

A abordagem inovadora do ‘Olympics4all’ reside na competição, nos jogos desportivos adaptados para serem mais acessíveis e divertidos para os idosos e no papel dos cidadãos como principais beneficiários e impulsionadores. O potencial de replicação deste projeto apresenta-se como “imenso” pois, aos benefícios para qualquer território envelhecido, também pode promover a inclusão social e estilos de vida saudáveis entre outros grupos vulneráveis, como migrantes, por exemplo (prática alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 3, 10 e 11).

Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou a parceria com os restantes nove municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.

Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.

A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. Já a conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.

https://urbact.eu/good-practices/olympics4all-communities-active-ageing
https://urbact.eu/events/2025-urbact-city-festival

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...