10.8 C
Caminha Municipality

Valença: Fundação AEP e CIM Alto Minho debatem cooperação transfronteiriça a 15 de Julho

Data:

No próximo dia 15 de julho, a Fundação AEP e a Fundação Serralves promovem mais uma edição do Think Tank “PORTUGAL POR INTEIRO” com a conferência “Cooperação Transfronteiriça na Perspetiva Económica e Social”. O encontro está agendado para as 16h30 no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença (Avenida Pinto da Mota, nº 330, 4930-600 Valença) e integra o programa de comemorações dos 15 anos da CIM Alto Minho – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Luis Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP destaca: ‘Esta conferência é uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre a cooperação transfronteiriça e explorar novas formas de fortalecer as relações económicas e sociais entre as regiões de Portugal e a Galiza. O evento conta com a presença de figuras destacadas do mundo empresarial, académico e político, que trarão perspetivas valiosas para o debate. Este Think Tank Portugal por Inteiro é apenas um expediente facilitador para que os agentes territoriais e não só, convirjam nesse novo modelo que nos coloque numa nova era de cooperação.’

Para Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, ‘a cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento harmonioso das nossas regiões, permitindo-nos enfrentar desafios comuns e aproveitar oportunidades de crescimento conjunto.’

Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho Estratégico do Think Tank Portugal por Inteiro, e Juan Manuel Vieites presidente da Conf. Empresários da Galiza, são os Keynote Speakers da sessão, que terá como comentadores Ricardo Simões, diretor da Unidade de Inovação, CCDR-N; Jorge Gonzalez Gurriarán, professor jubilado da Universidade de Vigo; Luís Ceia, presidente da CEVAL; e Alfonso Rubio, em representação da Xunta de Galicia. O encontro, moderado por Maria Cerqueira, jornalista da RTP, pretende fomentar a discussão e a troca de ideias sobre a importância da colaboração entre regiões transfronteiriças para o desenvolvimento económico e social.

A nova dinâmica económica transfronteiriça e as oportunidades crescentes de estreitar laços de cooperação, sobretudo ao nível industrial, irão seguramente dar mais dar mais um contributo para, numa Europa em reinvenção, assegurar, neste ambiente regional, uma trajetória de crescimento robusto, sustentado e sustentável, que permita promover a coesão territorial e melhorar o nível de vida dos cidadãos.

O Think Tank Portugal por Inteiro/Territórios de Futuro é um laboratório de ideias criado pela Fundação AEP. A sua missão é promover uma reflexão prospetiva e estratégica sobre o futuro do país a partir dos seus territórios. Mobilizando o saber e a experiência de empresários, académicos, profissionais liberais, dirigentes associativos e inúmeras personalidades da sociedade civil, esta reflexão está focada nos problemas estruturais do país, com particular incidência na coesão, na competitividade e na sustentabilidade territorial, à luz dos desafios e oportunidades geradas pelas mutações demográficas, climáticas, digitais e energéticas. Os seus trabalhos serão disseminados através da realização de estudos e relatórios e da organização de conferências e debates.

A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no site da CIM Alto Minho.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...