A Bandeira Azul está assegurada na praia de Moledo. É o que acredita o vereador caminhense do Ambiente. Guilherme Lagido revelou à Rádio Caminha que a questão da vigilância da praia está praticamente assegurada, mantendo durante a época balnear o mesmo número de nadadores salvadores de outros anos.
Isso vai ser possível porque tanto a Câmara de Caminha como a Agencia Portuguesa do Ambiente estão disponíveis para permitir que o bar, cuja construção em cima da duna primária foi embargado pela Junta de Freguesia, funcione durante o Verão em cima do areal da praia, assegurando assim os nadadores-salvadores necessários à vigilância daquele espaço balnear.
O vereador vai ter, amanhã, uma reunião na ARH- Norte, no Porto, onde os últimos pormenores vão ser decididos. Falta apenas o acordo com o dono do apoio de praia.
As obras na praia de Moledo vão prolongar-se até Julho, com o reforço do paredão da marginal e o reforço da duna primária com a colocação de geotubos cheios de areia.
Em Vila Praia de Âncora, a intervenção para a reposição da antiga foz do rio Âncora, que o mau tempo do Inverno passado assoreou, arrancou já esta manhã, quatro dias antes da última data apontada pela Agência Portuguesa do Ambiente. A empreitada deverá demorar um mês.
Só depois da época balnear, em Setembro, é que a intervenção vai estender-se à duna dos Caldeirões e à sua requalificação. São intervenções no concelho de Caminha avaliadas em 1,4 milhões de euros.