Alto Minho: Encontros literários estão de regresso em outubro

Data:

Os Encontros Literários do Alto Minho, designados “As palavras que nos unem, estão de volta no próximo mês de outubro, desta feita com passagem pelas bibliotecas municipais de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, respetivamente, nos dias 20, 21, 27, 28 e 29.

A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional. Inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, esta iniciativa conta com a presença de vários escritores, são eles: Ana Ventura e Nuno Camarneiro, em Melgaço; António Mota e José Pedro Leite, em Ponte da Barca; José Mário Silva e Rita Taborda Duarte, em Viana do Castelo; Olinda Beja e Carlos Quiroga, em Monção; Filipe Homem Fonseca, João Morales e Adolfo Luxúria Canibal, em Paredes de Coura.

Nas sessões, que serão conduzidas por João Morales, serão disponibilizados conteúdos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e a tradução simultânea em língua gestual. A RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho colabora na dinamização desta atividade, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais.

As livrarias AL Publicações, Centésima Página, Papelaria Clemente, Oficina com Pinta e Livraria Gomes marcarão também presença nas sessões, tendo em vista a divulgação e promoção dos livros dos escritores convidados para esta segunda etapa dos encontros literários. Em abril passado, a iniciativa passou pelas bibliotecas municipais de Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.

O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho “As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Diáspora Portuguesa reuniu com o Presidente da República para debater os desafios do País

A Rede Mundial da Diáspora Portuguesa, liderada pelo caminhense António...

Viana do Castelo: Bairro da Criança toma conta do centro histórico de sábado a segunda-feira

Bairro da Criança toma conta do centro histórico de...

Arcos de Valdevez: Sistelo recria cavada e sementeira de milho branco e feijão tarrestre

A câmara e Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez...

Viana do Castelo: Encontro reúne 300 elementos de 15 grupos Ball de Bastons e Ball de Pastorets

Viana do Castelo vai ser palco entre sexta-feira e...