11 C
Caminha Municipality

Caminha e La Guardia reúnem-se para debater ferry

Data:

O ferry-boat Santa Rita de Cássia, que desde 1995 liga as duas margens do rio Minho, em Caminha, tem passado mais tempo parado do que em serviço nos últimos dias devido ao assoreamento da foz.. Tudo porque os espanhóis, que se comprometerem com as dragagens até 2018, deixaram de fazê-las, deixando assim o canal de navegação do ferry sem condições para ser utilizado.

Este é um dos problemas debatidos esta manhã entre os autarcas de Caminha e La Guardia que estão reunidos pela segunda vez.

Esta é, de resto, a segunda reunião realizada já este ano. Em Fevereiro, o encontro resultou no compromisso da autarquia galega pagar à Câmara de Caminha, nos dias seguintes, mais de 100 mil euros, verba referente à operação do ferry. A verba a transferir era referente ao quarto trimestre de 2012 e ao primeiro semestre de 2013 e destinava-se a cobrir os custos com a operação do ferry-boat pela Câmara de Caminha.

Uma medida que surgiu na sequência da suspensão do conflito judicial sobre os custos de manutenção e receitas da embarcação interposta pelo anterior executivo camarário de Caminha no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. Recorde-se que Caminha exigia ao município vizinho 2,6 milhões de euros relativos ao custo de funcionamento, durante seis anos, do ferry-boat que liga as duas margens do rio Minho.

Em Fevereiro deste ano, no primeiro encontro promovido pelo novo presidente da Câmara de Caminha, o socialista Miguel Alves, e pelo seu congénere da outra margem, também socialista, ficou acordado que além do pedido de suspensão do conflito judicial, as receitas da bilheteira do ferry-boat cobradas na margem espanhola passam a ser encaminhadas para Caminha. Os dois municípios anunciaram ainda a pretensão de chegar a um acordo absoluto sobre o montante total em dívida, a regularizar pela Câmara de La Guardia, bem como a forma de pagamento.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...