Viana do Castelo é a única autarquia do Alto Minho que não vai dar tolerância de ponto aos funcionários para poderem celebrar o Carnaval. Recordo que o Governo de coligação PSD/CDS decidiu não dar tolerância de pronto na terça-feira de Carnaval aos funcionários públicos da administração central, pelo menos, durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal. No Alto Minho, todas as autarquias mesmo as que têm a mesma cor política do Governo dão folga aos funcionários. A excepção é mesmo a autarquia da capital do distrito, liderada pelo socialista José Maria Costa.
A Câmara de Arcos de Valdevez, liderada pelo PSD, justifica a folga com a “tradição do Entrudo” enraizada naquele concelho.
Em Valença, autarquia também do PSD, os funcionários também têm a terça-feira livre para festejar o Carnaval. O mesmo acontece em Ponte de Lima, autarquia do CDS-PP.
As outras Câmara, do PS, seguem o exemplo: é assim em Melgaço; Monção; Paredes de Coura e Ponte da Barca.
Em Vila Nova de Cerveira, autarquia independente, os trabalhadores folgam na sexta-feira, mas trabalham na terça, como adianta o presidente da Câmara, Fernando Nogueira.
Em Caminha, autarquia socialista, os trabalhadores do município têm a terça-feira livre. O presidente da Câmara, Miguel Alves, já assinou o despacho que autoriza a tolerância de ponto.