10.5 C
Caminha Municipality

CM de Arcos de Valdevez nomeia Conselheira Municipal para a Igualdade

Data:

Para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, hoje 24 de outubro, o Município de Arcos de Valdevez, pelo Presidente João Manuel Esteves, procedeu à nomeação da Conselheira Municipal para a Igualdade.

Maria Manuela de Macedo Pinho e Melo atualmente a viver em Arcos de Valdevez, nasceu em Vale de Cambra e formou-se no Porto em Biologia. Foi Jornalista da RTP até 2002, sendo membro do Conselho de Opinião da RTP entre 1997 e 1999.
A Dra. Manuela de Melo foi também vereadora da Câmara Municipal do Porto, tendo também exercido o cargo de Vice-Presidente desta autarquia entre 1999 e 2002. Foi programadora geral da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e deputada na Assembleia da República.
Foi Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto e integrou o conselho consultivo do programa da Fundação Gulbenkian para a Educação e Ciência.
Foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico (Grau Ouro) e recebeu o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Por todo o seu trabalho desenvolvido a nível político, jornalístico, cultural e social, é detentora de um curriculum relevante para desempenhar as referidas funções de Conselheira onde irá acompanhar e dinamizar a implementação de políticas locais para a cidadania e igualdade, prevenção da violência e outras formas de discriminação.

Esta nomeação dá seguimento à Carta de Compromisso assumida e aprovada, em agosto passado, pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, onde constam também outras ações, nomeadamente a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade.

Pretendendo potenciar o princípio da igualdade entre todas as pessoas, por forma a colmatar o desfasamento entre o reconhecimento do direito à igualdade e do respeito pela diferença e a sua concretização real e efetiva, a autarquia elaborou um Compromisso para a Igualdade e Não Discriminação que se rege pelo seguinte:

– Promover a igualdade entre as pessoas;
– Promover os direitos e os princípios de igualdade e participação na vida local;
– Adotar princípios de igualdade, integrando esta dimensão nas políticas e ações municipais;
– Implementar planos de ação para reforçar a igualdade e combater a discriminação e as desigualdades entre as pessoas;
– Incentivar as instituições e organizações, a adotarem os compromissos desta Carta.

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade inclui ainda a realização de uma caminhada pela Igualdade que será realizada no próximo domingo, 28 de outubro, com início marcado às 9h30, no Campo do Trasladário.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...