20.6 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoESA do Politécnico de Viana assinala hoje o seu 31º aniversário

ESA do Politécnico de Viana assinala hoje o seu 31º aniversário

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] promove uma ação de plantação de meia centena de árvores autóctones na área florestal de Refóios do Lima, Ponte de Lima.

Trata-se de uma área que no passado verão foi palco de violentos incêndios e que será alvo de uma ação conjunta e que envolve estudantes da ESA-IPVC, como voluntários, e de outras comunidades escolares, nomeadamente a Escola Básica do 1º ciclo de Refóios do Lima e a Escola Secundária de Ponte de Lima, como convidados a participar quer na plantação quer na posterior manutenção do novo povoamento. Ana Paula Vale, diretora da ESA-IPVC explica que a ação surge não só pelo facto de se pretender dar uma nova imagem à paisagem, mas também pela necessidade “de se começar a apostar numa reflorestação para além da plantação de eucaliptos”.

Nesse sentido, avança Ana Paula Vale, “submetemos uma candidatura ao projeto Floresta Comum 2016, no âmbito da medida Biodiversidade, para obter 500 árvores, representativas da nossa flora autóctone, tais como Acer pseudoplatanus (Bordo ou Padreiro), Arbutus unedo (Medronheiro), Betula pubescens (Bétula ou Vidoeiro), Cupressus sempervirens (Cipreste ou Cipreste-comum), Prunus lusitanica (Azereiro ou Loureiro-de-Portugal), Quercus robur (Carvalho-alvarinho), Celtis australis (Lódão), Quercus suber (Sobreiro)”.

Este projeto insere-se no projeto Eco-Escola, no qual a ESA-IPVC está empenhada desde o ano letivo de 2015-2016, e que visa promover, explica a direção, “uma atitude mais proativa de toda a comunidade académica e da comunidade envolvente (parceiros) em prol de um melhor ambiente. A escolha das árvores e a localização da área a intervir visam criar um bosque que, pela sua composição florística e maior resistência aos incêndios florestais, contribua para aumentar a biodiversidade local, seriamente afetada pela extensão significativa dos incêndios deste ano nesta freguesia”.

A esta iniciativa, que marca o arranque das comemorações do 31º aniversário da ESA-IPVC, juntaram-se o Município de Ponte de Lima, através do seu Gabinete Técnico Florestal, e a Associação Florestal do Lima, da qual a ESA-IPVC é associada.

Antigos estudantes formalizam associação

A passagem do 31º aniversário vai marcar igualmente a oficialização da associação de antigos estudantes da ESA-IPVC. O programa contempla ainda o agraciamento de funcionários e docentes com mais de 25 anos de vínculo à instituição. Mas em dia de festa o programa conta ainda com o testemunho de antigos estudantes já colocados no mercado de trabalho “para que possam não só passar a mensagem aos colegas como ajudar a ESA-IPVC a responder aos desafios do mercado de trabalho e levantar a discussão sobre quais as reais necessidades em termos de formação contínua, entre outros aspetos”, frisa Ana Paula Vale.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares