A Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora acusa o executivo da Câmara Municipal de Caminha de “obrigar” as colectividades locais a retirarem o logotipo daquela freguesia das camisolas sob pena de lhes retirarem apoio.
Em comunicado, a autarquia liderada por Carlos Castro repudia publicamente o que considera ser uma “atitude didatorial e pidesca” por parte do actual executivo socialista.
“O executivo da Câmara Municipal de Caminha está a utilizar o dinheiro do erário público, que é de todos nós, para chantagear uma coletividade de forma a que concretize as intenções do município de obrigar a retirar o logotipo da Freguesia das suas camisolas, quando esta coletividade representa essa mesma Freguesia”, pode ler-se no comunicado enviado ao Jornal C
“Este atentado não atinge só o Executivo da Junta, mas todos os ancorenses que se orgulham de jogar com o símbolo da freguesia e todos os que os apoiam”, acrescenta.
O Jornal “O Caminhense” está a tentar obter uma reacção por parte da Câmara Municipal.
Eis o comunicado na integra:
“Câmara Municipal de Caminha obriga colectividades de Vila Praia de Âncora a retirarem o logotipo da Freguesia
Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora repudia publicamente esta atitude ditatorial e pidesca por parte do atual executivo da Câmara Municipal de Caminha
Chegou, ontem, ao conhecimento do executivo da Junta de Freguesia, através de uma coletividade, que a mesma está a ser pressionada a retirar o logotipo da nossa Freguesia das camisolas que veste para as representações oficiais.
O executivo da Câmara Muncipal de Caminha ameaçou a coletividade em questão que se colocasse o logotipo desta Freguesia nas suas camisolas o município de Caminha não as patrocinaria nem lhes daria qualquer apoio.
Esta atitude pidesca, e de ataque cerrado à Freguesia de Vila Praia de Âncora, é de uma gravidade sem comparação na histórica democrática do concelho de Caminha.
O executivo da Câmara Municipal de Caminha está a utilizar o dinheiro do erário público, que é de todos nós, para chantagear uma coletividade de forma a que concretize as intenções do município de obrigar a retirar o logotipo da Freguesia das suas camisolas, quando esta coletividade representa essa mesma Freguesia.
A Junta de Vila Praia de Âncora sempre prestou todo o apoio às coletividades da sua freguesia e lamenta que a Câmara Municipal de Caminha, numa atitude ditatorial e pidesca, venha obrigar as colectividades a escolherem entre o logotipo da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal.
Mais grave ainda é saber que o único logotipo que o executivo da Câmara Municipal de Caminha exige que seja retirado das camisolas é o da Junta de Freguesia, todos os outros patrocinadores são aceites por eles. Só o logotipo da Junta não é permitido, segundo informações, como forma de se vingarem da postura de defesa que temos mantido em prol dos interesses da nossa freguesia, colocando-os acima de interesses eleitoralistas ou partidários do executivo camarário.
Este é um verdadeiro atentado a Vila Praia de Âncora, que vê assim a Câmara Municipal a exigir a retirada do logotipo da nossa Freguesia das camisolas dos atletas das coletividades a quem dá apoio como mera forma de vingança e perseguição.
Este atentado não atinge só o Executivo da Junta, mas todos os ancorenses que se orgulham de jogar com o símbolo da freguesia e todos os que os apoiam.
A Junta de Freguesia repudia esta atitude, reiterando o seu compromisso de transparência, lealdade e compromisso com todos os ancorenses em defesa do melhor para Vila Praia de Âncora, deixando a mensagem: por vós não deixaremos de lutar e não existirá partido político nenhum que nos faça baixar os braços ou a cabeça de forma subserviente atentando contra o bom nome da Freguesia.
Vila Praia de Âncora, 29 de Setembro de 2016
O Executivo da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora”