12.7 C
Caminha Municipality

Caminhenses pedem ajuda à CIM Alto Minho para construir ligação a Espanha

Data:

Uma ponte a ligar Caminha a Espanha foi a reivindicação feita por várias vozes à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, durante a reunião da Assembleia realizada em Caminha ao final da tarde de Sexta-feira. Aquele município do vale do Minho é o único sem qualquer ligação a Espanha desde que o ferry-boat deixou de funcionar, em Abril.

O presidente da Mesa da Assembleia da CIM Alto Minho, Rui Taxa, aproveitou a reunião em Caminha e a proximidade com a cimeira ibérica para lembrar ao presidente da Câmara alguns argumentos que deve utilizar para defender a construção de uma ponte a ligar Caminha a La Guardia. Rui Taxa recordou algumas reportagens feita pelo jornal C-O Caminhense que deram voz às pessoas, sendo unânime o impacto que a ausência de uma ligação está a provocar no tecido comercial.

 

Também Secundino Barreiros Monteiro, um dos comerciantes da vila de Caminha, pediu à CIM Alto Minho que ajude o município na construção de uma ponte que, segundo frisou, tanta falta faz ao tecido comercial e empresarial do concelho.

 

Interpelado no final do encontro pelos jornalistas, o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, prometeu fazer chegar o apelo para a construção de uma ponte em Caminha às entidades competentes, mas sublinhou que uma obra de tal envergadura precisa do apoio dos governos dos dois países e de fundos comunitários, frisando que este é um processo complicado e demorado, preferindo, por isso, não comprometer a CIM.

 

A votação na última reunião da Assembleia da CIM Alto Minho esteve o Orçamento e Plano de Actividades para o próximo ano, avaliado em 3 milhões 483 mil euros, menos 12 por cento do que no ano anterior.

O presidente da Comunidade Intermunicipal explicou a quebra com o facto de não se saber ainda que tipo de projectos vai apoiar o próximo Quadro Comunitário.José Maria Costa avança que em 2015 vão ser postos em prática projectos que procuram consolidar a estratégia da Comunidade Intermunicipal assente na valorização do território, na aposta do turismo e na atracção de mais investimentos.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...