Começou ontem em Tui, a 6ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass. O evento foi qualificado pelo vereador da Cultura na Câmara de Valença, aos microfones da Rádio Municipal de Tui, como “o principal evento cultural da Eurocidade Valença/Tui”. Através desta emissora galega, o autarca deixou o convite a toda a comunidade e aos visitantes para aproveitar os próximos dias nestas duas cidades, que serão de muita música “neste espaço único que é a Eurocidade”.
O evento vai ter este ano como tema Women Sound. O festival vai homenagear as mulheres do mundo da música de forma abrangente: na programação, com concertos de artistas reconhecidas; na abordagem temática do repertório; e nas várias actividades culturais paralelas. Depois da inauguração, no Passeio Fluvial de Tui marcada para esta sexta-feira, o IKFEM muda-se para a Fortaleza de Valença do Minho onde se vão realizar os concertos do pianista António Oliveira, que apresenta “Diálogos de Género”, e da fadista Maria Ana Bobone, com “Piano & Fado”.
Domingo, dia 22, no mesmo local, o destaque vai para a homenagem a Eugenia Osterberger pela pianista Beatriz López-Suevos, a soprano Susana de Lorenzo e a investigadora Rosario Martínez que vão dar a conhecer, num concerto comentado, a obra da compositora e pianista galega nascida na segunda metade do século XIX. Haverá também um concerto de piano a quatro mãos, “Las Danzas de la Vida”, pela directora do IKFEM, Andrea González, e Daniel Pereira.
Dias 23 e 24, o IKFEM volta para Tui. Segunda-feira actua Fernando Miguel Jalôto na Catedral, com “Concerto de Música Barroca para Órgão no Feminino”; e terça-feira, a pianista Rosa Torres-Pardo, a cantora Rocío Márquez e a actriz Clara Muñiz encerram o IKFEM com o recital “Desconcierto”, que terá lugar no Teatro Municipal de Tui. Haverá ainda um encontro aberto com a gaiteira e pianista Cristina Pato intitulado “Trascendiendo Disciplinas: El Artista Sostenible del siglo XXI”, dia 24, na sede da Universidade Nacional de Educação à Distância.