O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja devido a chuva persistente, por vezes forte, mantendo os restantes distritos sob aviso amarelo.
De acordo com o IPMA, o aviso meteorológico nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto foi elevado para laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, entre as 10:00 e as 15:00 de hoje.
O aviso laranja é o segundo mais grave dos quatro níveis de avisos do IPMA e refere-se à possibilidade de uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na quinta-feira, para a possível ocorrência de cheias e de deslizamento de terras devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.
Em comunicado, a ANPC dá conta de um “agravamento das condições meteorológicas” para os próximos dias, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.
A Proteção Civil refere que podem ocorrer “inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis”, especialmente nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego.
“Não é de excluir a eventual ocorrência de situações de cheias associadas ao aumento do caudal das principais linhas de água”, adianta a ANPC, dando também conta que as condições de saturação dos solos mostram-se favoráveis à “ocorrência de deslizamentos de terras, especialmente nas zonas de declive mais acentuado”.