Entre 2 e 8 de fevereiro, os Contornos da Palavra vão promover a palavra nas suas mais diversas variantes, seja dita, escrita, cantada, declamada, em 91 iniciativas, que incluem sessões, espetáculos e contadores de histórias.
A programação da iniciativa inclui workshops nas escolas, espetáculos e sessões com animadores da leitura, bem como encontros com escritores e oficinas e sessões para professores. No total, serão promovidas 32 sessões com escritores e ainda 13 sessões de formação para professores.
Assim, a 2 de fevereiro, sábado, a programação abre com o XI Encontro de Bibliotecas Escolares, na biblioteca municipal vianense, com o tema “Cidadania, ética e intervenção”, numa parceria entre Câmara Municipal e Rede de Bibliotecas Escolares.
Através dos espetáculos e das diversas sessões, os alunos terão um conhecimento maior das obras de Sophia de Mello Breyner, como “A Saga”, “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar”. Nos encontros com escritores vão participar nomes como Ana Caramez, Pedro Seromenho, João Manuel Ribeiro, Francisca Lima, Daniel Completo e António Mota, José Gomes e Richard Towers.
Tendo Sophia de Mello Breyner dedicado grande parte da sua obra literária ao mar, a autarquia de Viana do Castelo presta-lhe homenagem, assinalando o centenário do seu nascimento através da colocação de excertos de poemas e livros da autora em pontos estratégicos da cidade.