18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloInaugurada Casa da Natureza em S. Lourenço da Montaria

Inaugurada Casa da Natureza em S. Lourenço da Montaria

O executivo municipal marcou presença na inauguração da Casa da Natureza, na freguesia de S. Lourenço da Montaria e do polidesportivo da freguesia. Em causa está um novo espaço de alojamento criado para apoio aos desportos ao ar livre e para turismo de natureza que nasce da requalificação da antiga escola de Espantar.

A nova estrutura da freguesia nasce da assinatura de um protocolo de colaboração e que permite que na antiga Escola do Lugar de Espantar nascesse a Casa do Desporto de Natureza. Trata-se de uma área para alojamento e apoio da Serra d’Arga que irá permitir apoiar atividades como o trail, o BTT, caminhadas bem como outros desportos de natureza, dando uma nova vida ao antigo edifício escolar desativado.

Esta nova estrutura surge na sequência da aposta municipal de valorização dos desportos de natureza e a escolha da freguesia acontece porque é palco de várias provas locais, regionais e nacionais. Para José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal, esta é mesmo “uma mais-valia para a consolidação dos desportos de natureza e ar livre em Viana do Castelo”, a que se junta o polidesportivo também inaugurado na mesma altura.

Para o edil, esta parceria entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal permite dar novos usos aos edifícios das antigas escolas desativadas, que assim ganham novas valências. A visita integra, recorde-se, o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as empreitadas em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

De sublinhar que a coesão territorial é uma das apostas da Câmara Municipal que, no âmbito do orçamento municipal, está a reforçar o investimento no desenvolvimento e coesão das freguesias com aumento das intervenções no alargamento das redes de água e saneamento, requalificação da rede viária municipal, requalificação de equipamentos escolares, desportivos e culturais. As verbas a transferir para as freguesias foram aumentadas em cerca de 10% nas rubricas de investimento: beneficiação da rede viária, ampliação de cemitérios, construção de capelas mortuárias, arranjos urbanísticos e requalificação de equipamentos culturais e desportivos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares