12 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloDoze novos bombeiros municipais começaram hoje formação

Doze novos bombeiros municipais começaram hoje formação

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou hoje com os doze novos Bombeiros Municipais recrutados, os contratos de trabalho. A parti de hoje, os dez homens e duas mulheres vão efetuar formação de um ano, depois de um processo de recrutamento aprovado em reunião de câmara tendo em conta a diminuição dos recursos humanos ao serviço e ao aumento do volume de trabalho.

De acordo com a proposta aprovada, durante os últimos anos verificou-se uma diminuição dos recursos humanos ao serviço do Corpo Municipal de Bombeiros da autarquia, sobretudo devido às regras de aposentação destes trabalhadores, o que originou a realização de grande volume de trabalho suplementar, situação que foi mantida atendendo às rígidas limitações no âmbito do recrutamento de trabalhadores, e que importa agora reverter.

Para inverter o processo e porque existem postos de trabalho vagos no mapa de pessoal da autarquia nesta área, foi aprovado um procedimento concursal para 12 bombeiros recrutas, da carreira de Bombeiros Municipais, que agora entraram ao serviço.

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares