11.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira: Aprovada classificação do Fortim da Atalaia como Imóvel de Interesse Público

Cerveira: Aprovada classificação do Fortim da Atalaia como Imóvel de Interesse Público

O processo de classificação do Fortim da Atalaia como Imóvel de Interesse Público (IIP) está em vias de ser uma realidade, 38 anos depois de iniciado o processo de classificação.

De acordo com a Câmara de Vila Nova de Cerveira, “o Ministério da Cultura acaba de emitir um parecer favorável ao projeto, reconhecendo definitivamente o enorme valor patrimonial daquela estrutura localizada no Alto de Lourido, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe. Projeto de Decisão vai ser colocado em Consulta Pública durante 30 dias, após publicação em Diário da República.”

Em 1979, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira deu início ao processo de classificação da Atalaia, tendo mesmo nessa altura saído em Diário da República. Contudo, até à passada semana, o processo encontrava-se definido como “em vias de classificação”. Após 38 anos, a autarquia cerveirense recebeu luz verde do Ministério da Cultura, para se avançar com a finalização do processo de classificação como Imóvel de Interesse Público a totalidade da Atalaia, incluindo a torre, os fosso e estruturas complementares.

Para o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, “a conclusão deste processo é uma valiosa notícia para Cerveira e para os cerveirenses, constituindo-se como uma das formas de conseguir avançar com uma preservação e valorizarão digna e efetiva da Atalaia como merece. Para além de ficar legalmente protegida, abrem-se janelas de oportunidade para recorrer a fontes de financiamento para sua reabilitação”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares