Em 16 Junho, 2017 Por Em Caminha, Distrito, Notícias

Caminha: Projetos do Orçamento Participativo estão em votação a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os caminhenses vão escolher os projetos que querem ver desenvolvidos no concelho, no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2017, anunciou hoje  Câmara Municipal de Caminha.

Em comunicado, a autarquia caminhense refere que esta edição do OP contempla 16 projetos e abrange, pela primeira vez, todas as freguesias do concelho. A votação é presencial e poderá ser efetuada na Câmara Municipal, no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora ou em cada uma das freguesias.

A votação pública arranca segunda-feira, dia 19 de junho e prolonga-se até ao dia 14 de julho

O Orçamento Participativo de Caminha é um processo de participação cidadã, que visa assegurar o envolvimento dos munícipes na decisão anual sobre as prioridades de investimento público autárquico, reforçando, desse modo, os mecanismos de interação com a população, de transparência na alocação dos recursos públicos e de aprofundamento da democracia a nível local.

O Orçamento Participativo 2017 contempla uma verba de 195 mil euros, o que correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2017.

Segundo Miguel Alves, o OP de Caminha “tem mostrado que é uma ferramenta importante na mobilização dos cidadãos e na participação e qualificação do nosso concelho. Esta iniciativa estimulou a crítica construtiva e o debate de ideias de muitos e trouxe ao nosso concelho melhoramentos que, de outra forma, seriam difíceis de alcançar”.

Acerca de