12 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCâmara de Caminha promove Projeto de Educação Financeira junto da Comunidade Escolar

Câmara de Caminha promove Projeto de Educação Financeira junto da Comunidade Escolar

A Câmara Municipal de Caminha está a promover o projeto de educação financeira ‘No poupar é que está o ganho’, uma iniciativa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O objetivo é consciencializar os alunos da importância do dinheiro, para que possam tomar decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis. No concelho, aderiram ao projeto 126 alunos do 3º e 4º das Escolas Básicas de Caminha, Dem, Moledo e do Vale do Âncora.

O projeto ‘No poupar é que está o ganho’ vai na sua 8ª edição. Trata-se de um projeto de continuidade, com a duração de um ano letivo, cujos objetivos são: mudar atitudes e comportamentos; capacitar os jovens a tomar decisões financeiramente corretas; incluir a educação financiar nos projetos educativos e criar uma nova geração de consumidores informados.

Para além de ‘criar’ consumidores mais responsáveis, este projeto vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que, desde o ano passado, viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional.

Este projeto inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares