10.7 C
Caminha Municipality

XXVII Arraial Minhoto da EB2,3/S de Caminha reuniu diversas atividades

Data:

 

Com um programa extenso, iniciado já a 31 de maio, o XXVII Arraial Minhoto prolongou-se até 15 de junho último. Nesta edição, o Arraial Minhoto concretizou as ligações do agrupamento à comunidade, às instituições e à articulação entre escolas e municípios, na alçada dos projeto que se articulam também a nível regional.

A IX EDUACARTE – Mostra de Arte Infanto-Juvenil foi disso um exemplo, com a participação dos alunos do concelho de Caminha numa iniciativa que reúne em Vila Nova de Cerveira, a vila das artes, a expressão artística dos mais pequenos criadores de arte.

Mas o XXVII Arrail Minho foi também um momento dedicado aos mais pequenos membros do agrupamento, desde a Comemoração do Dia Mundial da Criança e Festa da Criança, organizadas pelo município de Caminha, até à Escola Aberta, com um conjunto de atividades de integração para os alunos que iniciam o 1º Ciclo do Ensino Básico e o 2º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo, em conjunto, para mobilizar centenas de alunos em atividades desportivas, culturais e recreativas.

Pelo meio ficaram tantas outras iniciativas que valorizaram o desporto, como o Remo para Todos ou o Quadribola, e o percurso formativo dos alunos, também feito de memórias e de companheirismo, do que foi exemplo o Baile de Finalistas.

No entanto foi, à semelhança de anos anteriores, no dia do Arraial e no Espetáculo “Caça Talentos” que a afluência da comunidade mais se fez sentir.

O Arraial encerra em si mesmo a identidade do Alto Minho, as festas de romaria, a etnografia, a gastronomia, o riso alegre que o canto e a dança promovem, a genuinidade popular que atrai pela cor e beleza dos trajes, e o som que enche os espaços e convida ao convívio. Este ano não foi diferente e a escola sede do agrupamento recebeu a comunidade em festa no seu recinto, numa harmoniosa convivência que uniu associações dos vales do Âncora e do Coura Minho, professores, alunos e famílias.

O Espetáculo Caça Talentos, decorrido também em Caminha, na Praça Conselheiro Silva Torres, que contou com a apresentação de alunos finalistas, revelou dons e confirmou outros que em anos anteriores já se haviam revelado. Das unidades escolares de Caminha e Vila Praia de Âncora chegaram os concorrentes deste ano que, como novidade, trouxeram ao terreiro não só a interpretação de temas de vários autores como também de um inédito.

Em ano de comemoração do seu 30º aniversário, a Academia de Música Fernandes Fão, através do seu Diretor Pedagógico, Gaspar Lima, presidiu ao júri deste “Caça Talentos 2019”, celebrando igualmente a articulação entre esta instituição de ensino artístico especializado da música com o agrupamento de escolas.

Fica o registo de um encerramento de ano letivo, que, contudo, não termina sem que ainda se realizem as respetivas avaliações, em particular a avaliação externa que agora decorre e na qual um universo alargado de alunos se envolve.

JCR| GabCom (Fotos: Município de Caminha)

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...