13.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaVila Praia em Flor recria "roubo das maias"

Vila Praia em Flor recria “roubo das maias”

No dia em que, dita a tradição, é obrigatório pôr as maias à porta de casa para espantar a má sorte, em Vila Praia de Âncora recria-se uma das tradições mais castiças do concelho que, entretanto, caiu no esquecimento. O Grupo de Danças e Cantares do Orfeão daquela vila do concelho de Caminha aproveita a primeira noite do Vila Praia em Flor para apresentar uma encenação do “roubo das maias”, com serenata e cantigas ao desafio.

O presidente do Orfeão, José Alfredo, explicou à Rádio Caminha que é a tentativa de gerar nas gerações mais novas a vontade de perpetuar a tradição do roubo das maias que há mais de duas décadas não é praticada no município.

Em tempos idos, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio, nenhum jovem solteiro ia à cama. Os rapazes casadoiros passavam a noite a roubar as maias que as raparigas solteiras, também em idade de casar, colocavam à porta de casa.

As raparigas faziam questão de dificultar o roubo das maias. Na manhã seguintes, as maias roubadas eram exposta na praça principal, tendo começado assim muitos namoro.

O “roubo das maias” é recriado esta noite, a partir das 21 horas, pelo  Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Vila Praia de Âncora na Praça da República.

É a animação do Vila Praia em Flor que até ao próximo Domingo promete levar milhares de pessoas àquela vila do concelho de Caminha. 30 mil flores feitas em material plastificado estão espalhadas pelas principais ruas da vila. Exposições, Mercados, Artesanato e animação musical, nada vai faltar por estes dias.

Destaque para o concerto de Capicua, na noite de Sábado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares