8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaVila Praia de Âncora: Travessia inferior da Travessa do Teatro abre ao...

Vila Praia de Âncora: Travessia inferior da Travessa do Teatro abre ao público segunda-feira

Depois de anos vários anos de luta e protesto da população de Vila Praia de Âncora, no próximo dia 26 de abril abre ao público a travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, coincidindo com as primeiras passagens de comboios elétricos naquela via, anunciou a Câmara.

Numa nota de imprensa enviada às redações, a autarquia caminhense lembra que “a travessia era um anseio antigo das pessoas de Vila Praia de Âncora que conviviam mal com uma divisão entre a zona da praia e a parte interior da localidade”.

Desde 2009, depois de a antiga REFER ter decidido encerrar a passagem pedonal que existia no local, a população demonstrou sempre a sua revolta e, por várias vezes, o muro que separava as duas partes da vila foi derrubado na calada da noite. Ao mesmo tempo a REFER levantava novos muros e a situação foi prolongando-se até março de 2015, data em que o Presidente de Câmara Municipal Miguel Alves conseguiu o compromisso do Governo de realizar aquela obra num valor superior a meio milhão de euros.

A obra acompanhou a empreitada de Modernização da Linha do Minho e hoje é uma realidade. Para Miguel Alves, “esta é uma história longa com final feliz” .

A inauguração da renovada Linha do Minho terá lugar na manhã do próximo dia 26 de abril e estará marcada por uma primeira viagem de comboio entre Viana do Castelo e Valença onde marcarão presença o Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos e os Presidentes de Câmara de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. A empreitada de modernização da Linha do Minho no troço Viana-Valença corresponde a um investimento global de 18 milhões de euros e integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020 que prevê um financiamento comunitário de 85%.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares