10.9 C
Caminha Municipality

Vila Praia de Âncora fica sem duna

Data:

As ondas gigantes que têm atacado a costa portuguesa foram as responsáveis por, de repente e sem que nada o previsse, fazer desaparecer uma boa parte da duna dos Caldeirões, que, em Vila Praia de Âncora, separa o mar da foz do rio Âncora.

Alarmados com a situação, inédita por aqueles lados, os habitantes locais têm estado com a duna debaixo de olho, até porque nunca antes o mar tinha engolido parte do areal banhando o próprio rio, em pleno cordão dunar.

O presidente da Junta de Vila Praia de Âncora também tem acompanhado a situação de perto, apesar de reforçar que nada pode fazer, por a duna estar na jurisdição da Agência Portuguesa do Ambiente, de quem espera agora uma intervenção rápida para reconstruir o cordão dunar.

Carlos Castro explica que a grande preocupação pelo desaparecimento de parte dos Caldeirões e da ligação do mar ao rio numa zona pouco habitual prende-se com os sistemas de águas pluviais, que estão canalizados para a foz do Âncora. Se o rio passar a desaguar noutro ponto, surge um problema. Mas, há também a preocupação com as primeiras casas na linha de costa, que passam assim a ficar mais expostas ao mar.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...

Naufrágio na Ínsua: veja aqui as imagens

Ainda não foram encontrados os três pescadores de nacionalidade...

Naufrágio na Ínsua: Duas pessoas resgatadas, três pescadores ainda desaparecidos

Segundo noticia o Correio da Manhã, uma embarcação de...

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...