Depois de ter estado anunciada para o próximo mês de julho, afinal a dragagem do pertinho de Vila Praia de Âncora só vai acontecer em setembro. A nova data foi avançada pela Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) que, em nota de imprensa, veio acusar o Partido Socialista (PS) de eleitoralismo e falta de transparência.
“Antes das últimas eleições legislativas foi publicamente anunciado que as dragagens do Porto de Mar em Vila Praia de Âncora iriam iniciar em Julho, a Coligação O Concelho em Primeiro soube que afinal a data verdadeira está apontada só para setembro.
A Coligação O Concelho em Primeiro ( Psd, Cds, Aliança e Ppm) quer mais verdade e transparência nas informações tornadas públicas. As pessoas merecem saber a verdade, sem eleitoralismos.
Depois de pedido de informação, formalmente realizado, a Coligação soube que esta empreitada deverá ser executada em setembro e não em julho como foi anunciado 5 dias antes das últimas legislativas.
O motivo é simples, é preciso cumprir os prazos legais para a concretização dos procedimentos.
As dragagens do portinho de VPA estão previstas na Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca do Norte 2024-2027.
Está a ser concluído o estudo de incidências ambientais do Parque Litoral Norte, e a DGRM irá lançar o concurso público internacional durante o próximo mês de junho.
O contrato para o período de 2024-2027 prevê-se um volume de dragagem total de cerca de 900m3 correspondendo a um investimento total de cerca de 7 424 000€ (IVA incluído).
Prevê-se que o contrato possa entrar em execução em setembro de 2024, estando incluída a operação de dragagem de manutenção do Porto de Vila Praia de Âncora durante o corrente ano, dependente a data exata também das condições de mar e de agitação marítima que se verificarem.
Qualquer outra data que foi anunciada em período antes das eleições legislativas, por responsáveis, não correspondeu minimamente à verdade dos factos e ao tempo que demoram estes procedimentos”, referem.
A Coligação O Concelho em Primeiro garante “que pugnará sempre pelo melhor para o concelho de Caminha e não tolerará que se atire mais areia para os olhos de ninguém”.