9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira entre os 20 municípios mais exportadores da região...

Vila Nova de Cerveira entre os 20 municípios mais exportadores da região Norte em 2017

Nos últimos anos, Vila Nova de Cerveira tem vindo a reforçar a sua posição na estrutura exportadora da Região Norte. Dados da CCDR-N referentes a 2017 indicam que Cerveira é o 16º Município mais exportador entre os 86 do Norte e o 2º a nível distrital, assegurando cerca de 2,8% do total das exportações de bens. Entre as 50 sociedades mais exportadores, quatro estão sedeadas no concelho cerveirense.

De acordo com o relatório “Norte Conjuntura” publicado, há dias, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a economia da Região do Norte continuou, de forma geral, a fortalecer a sua orientação exportadora em 2017.
Os indicadores revelam que Vila Nova de Cerveira não só mantém o seu vigor industrial, como é garantidamente uma referência no Norte do país. Entre os 86 municípios da Região Norte, Cerveira é o 16º mais exportador, com as empresas sedeadas nos polos industriais a assegurar cerca de 2,8% do total das exportações de bens por empresas do Norte, um acréscimo de 0,3% em relação a 2016. A nível distrital, o município cerveirense mantém o 2º lugar, logo atrás de Viana do Castelo.
Apesar do crescimento em volume das exportações do Norte ter abrandado ligeiramente em muitos dos municípios, Vila Nova de Cerveira conseguiu contrariar essa tendência, integrando a lista de sete dos 25 municípios mais exportadores da Região Norte com linha ascendente em 2017, quando comparado com 2016. Deste conjunto de 25 municípios, Vila Nova de Cerveira é o único município com menos de 10 mil habitantes.
Há ainda dados muito relevantes quando consultada a tabela das 50 sociedades mais exportadores da Região Norte em 2017, onde surgem quatro empresas instaladas em Vila Nova de Cerveira, ligadas à fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis. De sublinhar que os produtos das fileiras têxtil-vestuário e automóvel dominam o perfil de especialização internacional da Região do Norte, mas os maiores contributos para o crescimento em valor das exportações regionais em 2017 foram assegurados pelos produtos da fileira automóvel, pelo conjunto “máquinas e aparelhos; material elétrico” e pelos metais comuns.
“As nossas empresas continuam a crescer e a aumentar significativamente os postos de trabalho, conseguindo colocar o Município em posições de reconhecida importância no âmbito regional”, afirma o edil cerveirense. Fernando Nogueira reconhece o mérito dos empresários e o empenho dos trabalhadores, assim como salienta o papel da autarquia “na criação de condições de funcionamento que potenciem a sua competitividade e melhores acessibilidades, para além de mais apoios complementares de modo a que possamos contribuir para a sua estabilidade e produtividade”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares