16.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 14 Junho, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: CGE Cerveira-Tomiño define dinâmica conjunta para os próximos...

Vila Nova de Cerveira: CGE Cerveira-Tomiño define dinâmica conjunta para os próximos meses

A reedição em 2024 dos ‘Jogos Eurocidade – Sem Fronteiras’ e a definição das atividades conjuntas para os próximos meses foram alguns dos assuntos abordados, esta quarta-feira, no âmbito do Comité de Gestão Estratégica (CGE) da Eurocidade Cerveira-Tomiño. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a Alcaldesa do Concello de Tomiño, Sandra Gonzalez, pretendem consolidar a dinâmica existente, fortalecendo ainda mais o sentimento de pertença de ambas as populações em prol de um território comum.

O sucesso da primeira edição dos ‘Jogos Eurocidade – Sem Fronteiras’, realizados no fim-de-semana de 10 e 11 de junho, suscitou um grande interesse junto da população jovem da Eurocidade Cerveira-Tomiño, criando um ambiente de partilha e convívio saudável através da prática desportiva. A participação e o feedback entusiástico resultaram numa avaliação positiva por parte dos autarcas, querendo avançar com uma segunda edição para 2024, por ser uma atividade que incorpora uma das prioridades, o de envolver e de comprometer os mais jovens para com os valores e os princípios da Europa democrática.

Rui Teixeira e Sandra Gonzalez elencaram ainda as diferentes ações conjuntas previstas para os próximos meses, nomeadamente a organização do Certame de Pintura António Fernández (20 de agosto); a apresentação d’ “O Rio Sereno”, um livro audiovisual interativo sobre o rio Minho, da autoria de Lucía Laín Claesson, com uma parte focada no território transfronteiriço em Vila Nova de Cerveira e Tomiño; e a apresentação do “O Camiño (da Nosa Señora) do Norte a Santiago”, de António Soliño Troncoso, manifestando o empenho da Eurocidade em pugnar pela respetiva certificação, fortalecendo a identidade transfronteiriça entre a Galiza e Portugal.

Conscientes de que a coordenação das políticas públicas devem beneficiar a cidadania, os Presidentes de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño reafirmaram a importância da Agenda Urbana Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030, que será tornada pública em outubro, encarando-a como uma oportunidade para concentrar recursos e esforços de conciliação de objetivos numa lógica transfronteiriça. O propósito é utilizar a Agenda Urbana 2030 para alinhar as características, potencialidades e necessidades deste território transfronteiriço com aqueles que são os principais desafios ambientais, sociais e económicos da atualidade.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares